Gestão de Resíduos (SMMA)

20/10/2015 - Saneamento
História da Comcap contada em miniaturas
Joaquim de Souza produz as réplicas em madeira reaproveitada

foto/divulgação: Tiago Bento/estagiário Comcap

Miniaturas feitas por Joaquim de Souza

Se depender de Joaquim de Souza, a história da frota da Comcap será contada em miniaturas feitas em madeira reaproveitada.  Ele já fez a réplica do caminhão caçamba 335 para homenagear Jardel Margarida, motorista que virou nome do módulo da Comcap no Saco dos Limões, miniaturas de caminhões compactadores que serviram de presente para crianças e, no momento, se ocupa com a reprodução dos primeiros caminhões coletores usados pela Comcap.

 

Também tem feito miniaturas dos contentores usados pelos auxiliares operacionais com bonecos em biscuit e dos equipamentos mais antigos do tipo lutocar (com cesta basculante), dos quais ainda há uns poucos exemplares em uso na companhia. “O tempo passa tão rápido que resolvi preservar essas memórias em miniaturas”, conta Joaquim.

 

Dado o interesse dos colegas de trabalho, Joaquim tem feito e vendido as miniaturas sob encomenda.

 

Ele está há 28 anos na Comcap. Entrou como fiscal do programa de abastecimento popular “Olha o peixe!” e de hortifrutigranjeiros. Foi cedido durante dois anos para o Ceasa e, ao voltar, trabalhou oito anos na coleta. A partir daí, passou por gerências de divisão de limpeza urbana e no centro de transferência, até assumir, por quatro anos, o Departamento de Limpeza Pública da empresa. Mais recentemente, atuou como gerente da Divisão de Serviços Gerais.

 

Caminhões de coleta

A Comcap assumiu a coleta de resíduos sólidos em Florianópolis na segunda metade da década de 70. Entre os primeiros modelos de caminhão coletores usados pela companhia, lembra o assessor técnico e engenheiro mecânico Wilson Cancian Lopes, havia oito caminhões com sistema de leme na carroceria para compactar os resíduos.  

 

O Fordão 203, que está sendo replicado por Joaquim, foi comprado em 1988 para servir aos programas de abastecimento popular. Tinha carroceria de madeira. No início da década de 90, foi usado no projeto piloto de coleta seletiva de porta em porta no Balneário do Estreito. Depois disso, foi acoplado a ele, equipamento compactador de leme reaproveitado dos mais antigos.

 

Esses equipamentos de compactação eram chamados Sita 6000, de origem francesa, fabricados pela Vega Sopave, observa Lopes. O engenheiro também lembra que, nos primeiros anos, a coleta nos morros da cidade era feita com caminhões caçambas.

 

Também havia três caminhões do modelo americano Garwood, também de compactação traseira, herdados da empresa carioca Sanenge que terceirizava os serviços de coleta antes do município concedê-los à Comcap, companhia de economia mista cuja principal acionista é a Prefeitura Municipal de Florianópolis.


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