Gestão de Resíduos (SMMA)

05/11/2015 - Serviços
Comcap confia no fim da greve nesta sexta
Empresa já faz economia de 5% ao mês para se adaptar à situação econômica nacional

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Direção da Comcap e Sintrasem

O presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Marius Bagnati, confia que os serviços de coleta de resíduos e limpeza urbana devem ser restabelecidos nesta sexta-feira.  

 

Os empregados da Comcap decidiram entrar em greve na manhã desta quinta-feira, em assembleia do Sintrasem. No início da tarde, assim que chegou de viagem, o prefeito Cesar Souza Junior foi informado da situação e, prontamente, determinou o repasse de R$ 3,5 milhões à Comcap.

 

Com esse valor, a empresa conseguiu quitar todos os consignados, pagar os vales alimentação e transporte, cota de combustível e restabelecer o plano de saúde.

 

Depois de reunião com o prefeito e o Conselho Gestor, Bagnati reuniu-se com a direção do Sintrasem e o comando de greve. “Tudo que havia sido reivindicado foi atendido”, relata o presidente. Embora o retorno ao trabalho dependa de assembleia dos empregados da Comcap marcada para amanhã, às 7h, a direção do sindicato defenderá o retorno imediato ao trabalho. “Os trabalhadores da Comcap são ágeis, em poucas horas tudo voltará ao normal”, garante Bagnati.

 

Com o fim da greve, o Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos vai retomar imediatamente os roteiros de coleta de sexta-feira. Os roteiros desta quinta serão recuperados no dia subsequente de coleta, na sexta mesmo onde são diários, no sábado ou no domingo onde são alternados. A coleta seletiva também será feita normalmente nesta sexta-feira.

 

Dificuldades nacionais


Bagnati explica que praticamente todos os municípios brasileiros enfrentam dificuldades com a queda nas receitas. No caso de Florianópolis, estima, há perspectiva do ingresso de novos recursos no curto prazo com projetos aprovados pela Câmara de Vereadores de extensão do pagamento de tributos municipais e securitização da dívida ativa. “A Comcap, desde 2000, é uma estatal dependente, precisa dos repasses municipais para honrar seus compromissos financeiros. Estamos, junto com a Secretaria Municipal da Fazenda, nos adaptando à situação econômica do País”, afirma.

 

Economia média de 5% ao mês


Ele se refere ao programa interno de contenção de custos que vem sendo desenvolvido pelo corpo gerencial da Comcap. Um comitê de crise foi instalado no início de setembro para monitorar o desempenho da empresa. Na média, comemora Bagnati, a Comcap tem conseguido reduzir seus custos em R$ 561 mil por mês, valor que representa em torno de 5% do orçado.  As maiores reduções foram obtidas com o Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA), mas também houve economia no consumo de sacos de lixo, combustível, redução de horas extras e de funções gratificadas (com a fusão de equipes) e otimização de pessoal e equipamentos.


galeria de imagens