Gestão de Resíduos (SMMA)

01/12/2015 - Serviços
Comcap ajusta roteiros para melhorar coleta
Coleta seletiva passa a ser duas vezes por semana na Trindade e no João Paulo e coleta convencional muda para manhã em alguns locais

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Coleta seletiva

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) informa ajustes que estão sendo feitos nos roteiros de coleta convencional e seletiva para melhor atender a população.

 

Nos altos do Monte Verde e Saco Grande II, Sambaqui, Barra do Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, a coleta convencional se mantém nos mesmos dias, segundas, quartas e sextas-feiras, mas passa a ser feita no turno da manhã, a partir das 7h.

 

Nos altos do Itacorubi, nas servidões do João Paulo, no Ratones, Vargem Pequena, Caminho dos Açores e Cacupé também será antecipada do turno da tarde para o da manhã. Passa a ser feita a partir das 7h, mas segue às terças, quintas e sábados.

 

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da Comcap, Márcio Ribeiro da Silva, embora sejam duas simples mudanças de turno, permitem ganhos importantes para o usuário do sistema de coleta e para os trabalhadores da Comcap.  A antecipação da coleta, explica o gerente, atende pedido antigo dos moradores de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, por exemplo, que preferem dispor os resíduos para coleta logo cedo, quando saem de casa para o trabalho. Assim, o material fica menos tempo exposto até o horário da passagem do caminhão.

 

Em outras áreas, a mudança garante maior segurança aos garis e motoristas, porque por ser à tarde, avançava durante a noite em servidões estreitas e caminhos íngremes aumentando o grau de dificuldade das manobras.

 

As mudanças serão efetivas, durante o ano todo, mas também facilitam o planejamento das equipes e roteiros para atender as demandas extras da Operação Verão.

 

Coleta seletiva

Em novembro, também os roteiros de coleta seletiva da Comcap foram ajustados, para melhorar o atendimento à cidade. A coleta seletiva porta a porta é madura em Florianópolis, ocorre há quase 30 anos, mas ainda é preciso ampliar os indicadores de desvio de materiais recicláveis do aterro sanitário. Por isso, informa a gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Maria Cristina de Oliveira Monteiro, bairros como Trindade e João Paulo, onde os moradores têm melhorado a forma de separar os materiais recicláveis passam a contar com a coleta seletiva duas vezes por semana. Essa mudança é experimental para avaliar custos e benefícios.

 

“Ao facilitar a entrega para a Comcap estimulamos ainda mais a separação dos recicláveis”, confia Cristina.  A coleta seletiva já é bissemanal em todos os bairros do Continente, nos mais adensados da Bacia do Itacorubi, na Daniela e no Jurerê Internacional. No triângulo central da cidade (entre as avenidas Mauro Ramos, Gustavo Richard e Beira Mar Norte) é feita seis vezes por semana.

 

As mudanças de dias e horários, informa Cristina, seguem a lógica de diferenciar o dia da coleta seletiva em relação à convencional, para facilitar a separação pelo usuário, e de melhor dimensionar os roteiros de forma a colaborar nos esforços de redução dos custos da companhia. “Nos locais onde os roteiros passam a ser feitos duas vezes por semana, conseguiremos reduzir a sobrecarga e as horas extras”, comenta.

 

Como ficou a coleta seletiva

  • Monte Verde - terça-feira, a partir das 7h
  • Tapera – quarta-feira, a partir das 7h
  • Saco Grande – sábado, a partir das 7h
  • Trindade – terça-feira e sábado, a partir das 7h
  • João Paulo – terça-feira e sábado, a partir das 13h.

 



 CLIQUE AQUI para conferir dias e horários da coleta em toda a cidade


galeria de imagens