Gestão de Resíduos (SMMA)

04/12/2015 - Habitação
Coleta Seletiva será tema de audiências públicas
Mobilização social para a discussão e validação do Plano de gestão de resíduos sólidos prevê a realização de dois encontros, um ainda em dezembro e o segundo em março de 2017

foto/divulgação: SMHSA

Plano Municipal de Coleta Seletiva

No próximo dia 17 de dezembro acontece, na sede do Sinduscon (centro de Florianópolis), a Primeira Audiência Pública relativa ao Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS), que deve ser finalizado em 2016. O processo de mobilização social para a discussão e validação do Plano prevê a realização de duas audiências públicas - a segunda está programada para março de 2017.


De acordo com o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, as audiências têm como objetivo captar as impressões e opiniões da sociedade sobre a gestão municipal dos resíduos sólidos, e criar a oportunidade para que sejam registradas sugestões sobre o assunto. "São momentos para se apresentar, discutir, avaliar e buscar a contribuição da sociedade sobre a proposta para validação do PMCS, e cabe à administração pública a condução técnica, coordenação, organização, divulgação e apoio logístico da audiência. Queremos e precisamos ouvir o maior número de vozes, para tornar possível a construção de um plano de coleta que satisfaça as necessidades da sociedade de maneira abrangente, e em sintonia com as demandas atuais", apontou o secretário.


Durante o processo de desenvolvimento do Plano foram promovidos encontros periódicos entre a equipe técnica contratada e os técnicos e gestores municipais envolvidos, nos quais foram apresentadas e discutidas propostas e apresentados os dados obtidos na fase de diagnóstico. Cenários encontrados e propostos e alternativas estudadas foram objeto de discussões sistemáticas, constituindo-se uma etapa fundamental para a definição do modelo de gestão de coleta seletiva a ser implantado na Capital.


Nesta primeira audiência serão apresentados, discutidos e validados os estudos desenvolvidos na Meta 1 do PMCS (que compreendeu Diagnóstico, Prognóstico, Metas, Projetos, Ações e Programa), e na segunda, programada para março de 2017, o processo se repete em relação à Meta 2, que compreende a Operacionalização e detalhamento do Programa de Coleta Seletiva e divulgação do PMCS.


Após a realização de cada audiência pública, a empresa de consultoria responsável pelos estudos prévios e pela elaboração do Plano fará a sistematização das discussões, encaminhamentos e proposições estabelecidas em cada um dos eventos, com o objetivo de embasar a consolidação das metas 1 e 2, respectivamente, as quais passarão a compor a proposta definitiva do PMCS.


A audiência do dia 17 acontece entre 14h00 e 17h00, no auditório do Sinduscon, que fica na Avenida Rio Branco, nº 1051, e o evento é aberto à comunidade.


Os materiais que compõem o processo de desenvolvimento do PMCS (calendário e conteúdo das oficinas, informações sobre produção e coleta de resíduos sólidos na Capital, metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, etc), podem ser acessados clicando aqui.