Gestão de Resíduos (SMMA)

01/08/2016 - Meio Ambiente
Agora começam mutirões das hortas comunitárias
Além das hortas de centros de saúde, em agosto serão implantadas as do parque do Jardim Botânico e da Daniela

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Mutirão de implantação da horta no Centro de Saúde da Agronômica

Mais de 30 pessoas participaram no último sábado (30) de mutirão para implantação de horta no Centro de Saúde da Agronômica. É mais um espaço para cultivo de ervas medicinais e hortaliças na rede de saúde municipal que será mantido pelos servidores e a comunidade, informou Maria Francisca Daussy, coordenadora da Promoção da Saúde na Prefeitura.

 

Quatro canteiros e floreiras em pneus foram implantados em frente ao centro de saúde pelos servidores, familiares e pessoas da comunidade. João Paulo Garibaldi, por exemplo, trocou os apetrechos médicos pela pá. Aos sábados, a equipe costuma fazer atividades diferenciadas com a comunidade, de coleta para exame preventivo à novidade da horta.

 

A Prefeitura de Florianópolis, preocupada com o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, publicou decreto que institui grupo de trabalho para elaboração dos estudos necessários à criação do Programa Municipal de Agricultura Urbana. Na prática, Saúde, Educação e Companhia Melhoramentos da Capital já fazem avançar as ações de revitalização e ampliação da rede de hortas dos centros de saúde e escolas.

 

A Comcap dá suporte operacional, fornecendo ferramentas, cepilho e composto orgânico por ocasião dos mutirões. De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, que participou do mutirão na Agronômica, o programa de hortas urbanas avança mais um passo nesse mês de agosto com os primeiros mutirões de bairros, na Daniela e no parque do Jardim Botânico.

 

Agenda de mutirões

 

De acordo com o assessor técnico Zenilto Custódio da Silva os próximos mutirões de centros de saúde serão nesta sexta (5 de agosto) no Saco dos Limões e no sábado (20 de agosto) no CS Itacorubi. Nesse mesmo dia, 20 de agosto, será feito o primeiro mutirão de implantação da horta sintrópica do Jardim Botânico, para o qual serão convidados os moradores do entorno.

 

A horta do balneário Daniela será implantada no sábado, dia 27 de agosto, em mutirão programado pelo Conselho Comunitário Pontal do Jurerê (CC Pontal - Praia da Daniela). Essa, contou Marius, foi umas das primeiras a inspirar a atuação da Comcap no programa de hortas urbanas.

 

Moradores da Daniela dão exemplo

 

A horta e compostagem comunitária da Daniela serão implantadas pelos moradores numa área pública de 720 metros quadrados e os representantes comunitários já participaram de capacitação do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).

 

O balneário todo, observou Bagnati, tem uma área plana de mil metros quadrados no Norte da Ilha de Santa Catarina e cerca de 900 moradores fixos com idade média de 53 anos. “A horta será, além de um espaço de cultivo de alimentos saudáveis, um lugar de convivência, de troca de experiências e aprendizado”, estimou.

 

Sem contar que a Daniela é um bairro onde poderá ser feita compostagem , diminuindo ou até eliminando a necessidade de recolhimento dos resíduos orgânicos pela Comcap, restando apenas a coleta de rejeitos e a coleta seletiva de recicláveis secos.

 

Hortas urbanas

Agenda dos mutirões de implantação

 

25 de julho CS da Prainha – dois canteiros horizontais e caixas em formato de mandala

30 de julho CS da Agronômica – quatro canteiros e pneus com flores

 

  • 5 de agosto, sexta-feira, CS Saco dos Limões
  • 20 de agosto, sábado, CS do Itacorubi (adiado sem nova data)
  • 20 de agosto, sábado, horta comunitária no Parque do Jardim Botânico
  • 27 de agosto, sábado, horta comunitária no Balneário Daniela.


galeria de imagens