Gestão de Resíduos (SMMA)

15/08/2016 - Comcap
Gari Satiro recebe medalha por voluntariado
No contraturno do trabalho, o artista em mosaico ensina crianças nas oficinas de reciclagem da Escola Adotiva Liberato Valentim

foto/divulgação: Satiro do Santos/Arquivo pessoal

Selfie de Satiro para mostrar produção de cartões com materiais recicláveis

O trabalho voluntário de Satiro dos Santos em oficinas de reciclagem será reconhecido em sessão solene pela Câmara de Vereadores de Florianópolis nesta segunda-feira (15), às 15h30, quando o gari da Comcap receberá a Medalha Beata Joana de Gusmão.

 

O tio Baleia, como é conhecido entre a criançada, nasceu no Morro do Mocotó, é um artista em mosaico e há 14 anos é gari da Comcap. Nos últimos cinco anos, além da jornada na coleta seletiva e no ateliê, Satiro realiza oficinas de reciclagem na Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.


No contraturno do trabalho, lá vai ele para a sala de aula, com sacos de papéis, caixas longa vida, garrafas pet, para ensinar crianças de sete a nove anos a dar nova vida às coisas. Nascem brinquedos, cartazes, painéis, cartões e o gosto pelo reaproveitamento dos recursos materiais.

 

Trabalho criativo


Ao longo dos anos de trabalho na Comcap, Satiro cuidou de trocar a segunda jornada de trabalho, que então era na construção civil, pela atividade criativa. “Eu saía da Comcap às 4 horas e às 7 pegava na obra. Depois que vi a beleza que podia criar com os mosaicos, com a transformação de lixo em luxo, decidi ser bom nisso. Hoje, minhas obras embelezam a cidade”, contou o gari, que trabalha à tarde na Comcap e pela manhã compartilha o que aprendeu com os alunos. 

 

“Eu sou o cara que com nove anos era chamado de Baleia, ao 14 anos era chamado de Mestre Baleia. Hoje sou professor, palestrante e gari, com quanto orgulho, por tudo sou grato meu Senhor”, postou Satiro recentemente em rede social.

 

Veja matéria Do lixo reciclável, gari produz material escolar, CLICANDO AQUI.


galeria de imagens