Gestão de Resíduos (SMMA)

21/12/2016 - Comcap
Limpeza torna-se diária nos principais balneários
A partir do Natal, coleta de lixo será feita seis vezes por semana e na maior parte do Norte da Ilha será feita à noite

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Operação Verão Comcap

Com o reforço de 121 trabalhadores em contrato temporário, depois do Natal, a limpeza urbana da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) passa a ser diária nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina.

 

A limpeza da orla será feita diariamente em todos os balneários e a coleta convencional de resíduos sólidos será feita seis vezes por semana nos principais balneários do Norte e nas ruas gerais do Sul da Ilha.  

 

Nos balneários Daniela e Jurerê Internacional, Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava, a coleta será feita de domingo a sexta, no período da noite. Nos demais balneários, incluindo Jurerê Tradicional (à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski), de segunda a sábado, durante o dia.

A coleta convencional noturna será realizada, portanto, de domingo a sexta, a partir do dia de Natal. A coleta seletiva será mantida nos mesmos dias e horários em todos os balneários. Na coleta, haverá o reforço de 68 garis e 14 motoristas em contrato temporário.

 

Lixo zero na praia

 

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta da Comcap, Ulisses Bianchini, o empenho da Comcap nesta temporada será para conseguir a colaboração do usuário. Tanto para acondicionar adequadamente os resíduos em contentores e para que estes equipamentos sejam dispostos na rua no horário certo, quanto para que seja reduzida a produção na orla.

 

‘Não faz sentido o veranista ir à praia com uma sacola cheia de bebidas e alimentos e, depois de consumi-los, largar lá as embalagens que deveriam ser encaminhadas à coleta seletiva”, aponta ele. A logística de coleta seletiva na faixa de areia seria muito onerosa ao poder público, por isso a Comcap orienta o morador e o turista a levar de volta e separar em casa os resíduos recicláveis, dando-lhes destino adequado.

 

Adequação de custos

 

Nas últimas temporadas, informa o presidente Marius Bagnati, a Comcap conseguiu reduzir custos operacionais da coleta em praticamente meio milhão de reais, depois de investir em novos caminhões coletores e na descentralização dos roteiros. A mesma logística será aplicada este ano com limpeza noturna na orla e o uso de seis quadriciclos para o transporte dos resíduos até as caixas estacionárias instaladas em pontos estratégicos dos balneários.

 

Essa mudança também humanizou o serviço dos praieiros que antes precisavam carregar os sacos por longas distâncias.

 

Aumento de 56% no pico do verão

 

A produção de resíduos sólidos em Florianópolis aumentou 56% no pico do verão passado. Entre metade de dezembro e de janeiro deste ano, por exemplo, foram gerados 8,3 milhões de quilos de resíduos a mais do que num mês de baixa temporada, lembra Bagnati.

 

Com uma média de 1,1 quilo de produção de resíduos per capita, é como se, nestes dias de verão, vivessem em média 713 mil em Florianópolis. “Em dias como 28 de dezembro e 4 de janeiro, a produção de resíduos indicou que mais de 1,1 milhão estiveram ao mesmo tempo na cidade”, informa Bagnati.

 

A produção já começou a aumentar nas últimas semanas, atualiza Bianchini, pelos Ingleses e Barra da Lagoa. Em Jurerê e nas praias do Sul, ainda se mantém estável.

  

 

Investimento em modernização

 

Desde 2013, a Prefeitura Municipal de Florianópolis investiu R$ 12,8 milhões em modernização da Comcap. Foram adquiridos 16 caminhões coletores de resíduos, dois  caminhões roll-on-roll-off (com caixas estacionárias para resíduos volumosos como poda) , um caminhão sucateiro para coleta exclusiva de materiais recicláveis como vidro, três caminhões poliguindastes para remoção de caixas estacionárias (tipo brooks), três vans para maior conforto e segurança no transporte de pessoas, três minicarregadeiras, dois veículos elétricos para limpeza urbana na área central, uma retroescavadeira, oito  cortadores de grama giro zero, seis quadriciclos para limpeza da orla e 41 caixas estacionárias.

 

Coleta normal nos feriados

 

A coleta convencional e a seletiva serão mantidas normalmente no Natal e Ano Novo.

 

 

Dicas para o Verão

 

 

  • Respeitar dias e horários da coleta de resíduos sólidos.

 

  • Produzir menos lixo, reduzindo o consumo de embalagens e encaminhando os recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) para a coleta seletiva da Comcap.

 

  • Retornar da praia com as embalagens vazias para encaminhá-las à coleta seletiva.

 

  • Só deixar na lixeira da praia o que não puder separar melhor em casa. Nunca deixar lixo na areia.

 

  • Nunca jogar lixo no chão. Na orla, usar as lixeiras indicadas pela Comcap. Na rua, usar as papeleiras azuis da Comcap para microlixo como papeis de bala ou ponta de cigarro. Garrafas e outras embalagens levar de volta para casa e destinar à coleta seletiva.

 

  • Jamais atirar lixo pela janela do carro. Usar uma sacolinha retornável acoplada ao câmbio.

 

  • Estabelecimentos que comercializem bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis deverão acondicioná-las em caixas de papelão ou sacos só com embalagens de vidro e dar destino conforme a Lei  8657/2011 e Decreto 14.945.

 

  • Resíduos volumosos devem ser levados até os Ecopontos da Comcap.

 

  • Participar da coleta seletiva da Comcap, separando papeis, vidros, plásticos e metais para a reciclagem. Os materiais recicláveis para a coleta seletiva devem estar limpos. Podem ser lavados junto com a louça para economizar água. Reduzir, sempre que possível, o volume desses materiais, desmontando as caixas de papelão e amassando as embalagens de plástico e metal.

 

 
Roteiros de coleta Operação Verão 2016/2017

 

Local

Coleta convencional

Coleta seletiva

Avenida das Rendeiras e geral da Joaquina

 

segunda a sábado no Verão

7h

quinta, 7h

Barra da Lagoa, Fortaleza da Barra e Cidade da Barra

segunda a sábado no Verão

7h

quinta, 7h

Lagoa da Conceição

(região comercial)

segunda a sábado no Verão

7h

terça, 7h

Canasvieiras

segunda a sábado no Verão

7h

quinta, 13h

Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava

domingo a sexta no Verão

21h

terça, 13h

Cachoeira do Bom Jesus (Rua Leonel Pereira)

segunda a sábado no Verão

14h

terça, 13h

Daniela, Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional até a SC-402 ( Rodovia Mauricio Sirotsky Sobrinho)

domingo a sexta no Verão

21h 

segunda e sexta, 13h

Jurerê Tradicional (à direita da SC-402)

segunda a sábado no Verão

7h

quarta, 13h

Praia do Forte

segunda a sábado no Verão

7h

não tem coleta seletiva de porta em porta

Ingleses (lado direito) e Santinho

segunda a sábado no Verão

7h

quinta, 13h

Ingleses (lado esquerdo, na região das Gaivotas) e SC-403 (do Ilha Shopping ao Água Show Park)

segunda a sábado no Verão

7h

quarta, 13h

Campeche (só nas avenidas Pequeno Príncipe e do Campeche até o Riozinho)

segunda a sábado no Verão

7h 

sexta, 7h

Morro das Pedras e Armação (só gerais)

segunda a sábado no Verão

7h

quinta, 7h

Pântano do Sul, Açores e Solidão (só gerais)

segunda a sábado no Verão

7h

quinta, 7h

 

 

Mais informações, clique:

 

  • AQUI sobre roteiros de coleta da Comcap
  • AQUI como separar os materiais reciláveis para a coleta seletiva
  • AQUI o que pode ser entregue e onde ficam os Ecopontos da Comcap


galeria de imagens