Gestão de Resíduos (SMMA)

02/01/2017 - Comcap
Carlão Martins é o novo presidente interventor
Ex-diretor da Celesc vai implantar Código de Ética na companhia

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Carlos Alberto Martins, Carlão, novo presidente da Comcap

Em reunião do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos da Capital realizada no final da manhã desta segunda-feira (2), Carlos Alberto Martins, o Carlão, foi eleito diretor-presidente da Comcap. Carlão será uma espécie de presidente interventor nesse período em que serão apurados os problemas financeiros e operacionais da Comcap e adotadas novas práticas de gestão.

 

A capacidade de tomar decisões sob “alta tensão”, o perfil técnico-operacional e a experiência em empresa pública, enumerou o novo presidente do Conselho de Administração, José Carlos Pacheco, tornaram muito adequada a escolha do prefeito Gean Loureiro para a Comcap.

 

Sociedade mais exigente

 

A agenda financeira da Comcap tem sido prejudicada pela redução nos repasses municipais. O novo diretor, adiantou que é decisão do prefeito honrar todas as despesas operacionais, tributárias e previdenciárias que forem feitas no seu mandato. “O mal da empresa pública é quando vira um fim em si, porque a sociedade mais do que nunca cobra respostas. A sociedade paga e, especialmente nesses tempos de dinheiro difícil, temos de dar em contrapartida um serviço de qualidade”, apontou o novo presidente.  

 

“Tenho princípios, gosto de desafios e não vivo de cargo público. Aprendi no apagão a tomar grandes decisões em pouco tempo. Tenho vontade de ajudar, mas uma situação dessa não se transforma da noite para o dia. Vou fazer o gesto, plantar a semente, mas os empregados precisam querer manter a Comcap pública e viável”, apresentou-se Carlão, empregado de carreira da Celesc, que, em 2003, comandou a reação ao blecaute de 55 horas que atingiu a Ilha de Santa Catarina.

 

Zelo com interesse público

 

Como primeira medida, Carlão pretende construir e aprovar o Código de Ética da Comcap. Hoje a sociedade não admite mais desvios de conduta, pontuou Carlão. “Todos somos responsáveis pelo bom desempenho do serviço público, não são só os políticos. Os empregados também têm a responsabilidade de zelar pelo interesse público.”

 

Por medida de austeridade, o novo presidente manteve os salários dos diretores e conselheiros sem qualquer reajuste. Da mesma forma, por orientação do prefeito, os demais diretores só serão nomeados a partir de fevereiro.

 

“Estou feliz de estar aqui, para mim é um desafio e não uma obrigação. Seria mais cômodo ficar em casa ou apenas dando palpite, mas acho que a Comcap é algo que pode me dar mais uns 50 anos de vida. Sou muito operacional, prático e objetivo. A Comcap, assim como o Corpo de Bombeiros, sempre chamou minha atenção pelo bom serviço que presta”, finalizou Carlão, agradecendo a todos por lhe receberem e permitirem que contribua com a Comcap .

 

Perfil

Carlos Alberto Martins, o Carlão, é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Estácio de Sá. É coautor do livro Gestão Empresarial Casos e Resenhas, sobre planejamento estratégico. Empregado da Celesc há 36 anos, construiu carreira em instrução na área técnica. Colaborou para que, no final da década de 70, a Celesc tivesse um dos maiores centros de treinamento do mundo. Em paralelo a função de instrutor, foi professor da pós-graduação em Engenharia na Ufsc e de Telefomunicações no Colégio Elisa Andreoli. Na Celesc, ocupou cargos de supervisor, gerente de divisão das áreas administrativa financeira e de capacitação. Foi diretor comercial eleito pelos empregados de 2006 a 2009, duas vezes gerente regional da Grande Florianópolis e gerente do Departamento de Capacitação de Pessoal.


galeria de imagens