Gestão de Resíduos (SMMA)

27/01/2017 - Comcap
Banco Mural em nova estação no Parque Jardim Botânico
Agenda do parque tem inauguração da arte de Juliana Hoffmann e evento de ioga com Larissa von Hartenthal Neves

foto/divulgação: Divulgação Comcap

Marco Ávila Ramos e Flávia Guimarães Orofino na primeira instalação

O Verão 2017 será marcado no projeto Banco Mural do Parque Jardim Botânico de Florianópolis pela arte de Juliana Hoffmann. A inauguração dos murais será neste sábado (28), das 14h às 18h. Pela manhã, a partir das 10h30min, a agenda do parque oferece evento de ioga com instrução de Larissa von Hartenthal Neves, da Senda do Bem.

 

 

Banco Mural

 

O projeto Banco Mural é composto por dois bancos murais articulados que giram 360° e constituem um espaço de arte e convívio a céu aberto, no qual as pessoas são parte integrante da obra.

 

As intervenções nos murais se renovam a cada estação. O visitante pode ver e interagir com a obra de Juliana Hoffmann durante toda a estação, de quinta a domingo, das 7h30min às 19h. 

 

A primeira intervenção nos bancos, em setembro de 2016, foi feita pelo artista João Aires, que assina a concepção do projeto.

 

Dessa vez, Juliana Hoffmann apresenta colagem de reproduções fotográficas com imagem da Ilha de Santa Catarina. Sobre as fotos, irá intervir com tinta acrílica. Será um trabalho pautado pelos conceitos tempo, memória, transformações, desconstrução, relação homem-natureza e relações humanas.

 

Apoio

 

O projeto foi viabilizado pelo Sítio, com apoio da Comcap, IPUF e do escritório de arquitetura e paisagismo JA8, que assina o desenvolvimento técnico do produto, com objetivo de estreitar laços entre a cidade, habitantes e produção artística local.

 


Sobre os artistas

Juliana Neves Hoffmann  graduou-se em Engenharia pela UFSC em 1987 e é artista autodidata. Desenvolve trabalhos em técnica mista sobre papel, fotografia, tela, vidro e acrílico, criando camadas de sobreposição de imagens e outras de amarrações com linhas.

Desde 1982, vem participando de diversas exposições coletivas e individuais em museus, galerias e feiras de arte. Entre elas,  a exposição Individual MASC (2004);  a individual “entre_linhas”, no Sítio - Florianópolis, SC (2015); a coletiva “Tessituras contemporâneas”, em Joinville, SC (2015); e “Continuous Relations”- Open Studio, Paris (2016). Participou também de residências artísticas na França, Estados Unidos e Espanha, entre 2007 e 2016.

 João Aires, que assina a concepção do projeto, é coordenador cultural do Sítio. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2011), graduou-se em Artes Plásticas e Intermédia pela Escola Superior Artística do Porto (2008) e especializou-se em Arte Pública e site Specific, pela Universidade Lusófona do Porto (2009). Foi professor-assistente na área de impressão em Gravura, Litografia, Serigrafia na Escola Superior Artística do Porto. É professor efetivo de Arquitetura na Universidade Estácio de Sá e expõem seu trabalho artístico regularmente. Viveu em diferentes cidades da Europa, nas quais desenvolveu vários tipos de projetos de arte pública e exposições entre outras atividades.

 

Sobre a  JA8

A JA8 é responsável pelo desenvolvimento técnico do projeto Banco Mural. Sob o comando da arquiteta Juliana Castro, atua no mercado desde o ano 2000, criando projetos para empreendimentos imobiliários, espaços públicos como praças e parques, revitalizações urbanas, ambientes comerciais e residências.

 

(Informações fornecidas pelo projeto Banco Mural) 


galeria de imagens