Gestão de Resíduos (SMMA)
A Comcap vai movimentar cerca de 500 pessoas para manter a coleta de resíduos sólidos e a limpeza viária durante o Carnaval em Florianópolis.
A coleta domiciliar, nesse período, tem sido em média de 700 toneladas por dia e será feita normalmente durante o período de festas, com pequena alteração apenas na terça-feira de Carnaval, quando não será feita a coleta noturna nem a seletiva.
A zeladoria das festas de Carnaval que ocorrem em toda a cidade será feita com uma escala de aproximadamente 100 operacionais por dia. Ano passado, apenas no sábado, foram varridas e recolhidas 50 toneladas do entorno da Praça XV depois dos desfiles dos blocos de sujos.
Colaboração do folião
Este ano, a Comcap vai instalar, além de 150 latões, 10 contentores de grande volume exclusivos para embalagens de vidro e 10 contentores para outras embalagens. Esses 20 pontos de entrega voluntária (PEVs), informa o diretor de Operações, Ricardo Leal, serão colocados no entorno do Mercado Público e em pontos estratégicos.
Com a proibição do comércio de bebidas em embalagens de vidro no Centro, os PEVs de Vidro permitem o descarte adequado do material. Estão posicionados próximo aos pontos de revista, quando o folião é obrigado a descartar a embalagem. Assim ninguém precisa largar ao chão, com risco de provocar acidentes tanto aos carnavalescos quanto aos trabalhadores de limpeza urbana.
Entregue aos PEVs, o vidro segue para a indústria da reciclagem, jogado ao chão vai para o aterro sanitário, porque não há condição mais de separá-lo do lixo varrido nas ruas.
COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES
24, sexta-feira
Coleta convencional e seletiva normais
25, sábado
Coleta convencional e seletiva normais
26, domingo
Coleta convencional e seletiva normais
27, segunda
Coleta convencional e seletiva normais
28, terça-feira
Será feita a coleta diurna nos balneários do Norte, Oeste, Leste e Sul da Ilha
Não haverá coleta noturna no Centro nem nos bairros
Não haverá coleta seletiva
1º de março, Quarta-feira de Cinzas
Coleta convencional e seletiva normais.
PONTOS DE ENTREGA DE RESÍDUOS
Locais onde foram instalados contentores plásticos com capacidade para 2,5 mil litros, equivalentes a uma tonelada de vidro. Contentor verde para vidro, azul para embalagens de outros materiais como longa vida, plástico, papel e metal.
Centro/ Alfândega:
Avenida Paulo Fontes (canteiro central)- dois para vidros e dois para embalagens
Praça XV de Novembro (em frente à Caixa Econômica Federal)- dois para vidros
Largo da Alfândega (em frente ao posto da Polícia Militar/Módulo da Comcap)- dois para embalagens.
Passarela do Samba Nego Quirido:
Fundos do Camarote amarelo da Skol- dois de vidro e um de embalagens
Fundos do Camarote azul -um para vidro e um para embalagens.
Santo Antônio de Lisboa:
Rua Padre Lourenço Rodrigues Andrade (Portal de Entrada Carnaval)- dois para vidro e um para embalagens
Estrada Caminho dos Açores (na esquina da Mitra Metropolitana Florianópolis/Igreja Santo Antônio)- um de vidro e um de embalagens.
ZELADORIA DE RUAS
NO CENTRO
Quinta, 23 de fevereiro
Enterro da Tristeza, Centro, 17 pessoas, 19h à 1h
Sexta, 24 de fevereiro
Arena Skol, 25 pessoas, 22h às 4h
Sábado, 25 de fevereiro
Passarela Nego Quirido, 20 pessoas, das 22h às 7h
Blocos de sujos, 20 pessoas, das 22h às 4h
Arena Skol Bloquete e Calma Beth, 19 pessoas, 20h às 2h
Domingo, 26 de fevereiro
Limpeza Centro, 10 pessoas, 7h às 13h
Limpeza Centro, 11 pessoas, 15h às 21h
Arena Skol, 25 pessoas, 22h às 4h
Segunda-feira, 27 de fevereiro
Arena Skol e Pop Gay, 27 pessoas, 22h às 4h
Passarela Nego Quirido, 6 pessoas, 14h às 20h
Terça-feira, 28 de fevereiro
Limpeza Centro, 12 pessoas, 7h às 13h
Limpeza Centro, 15 pessoas, 15h às 21h
Limpeza Centro, 25 pessoas, 22h às 4h
Passarela Nego Quirido, 20 pessoas, 20h às 4h
NOS BAIRROS E BALNEÁRIOS
Santo Antônio de Lisboa, 12 pessoas, quatro dias
Rio Vermelho, duas pessoas, um dia
Santinho, duas pessoas, um dia
Barra da Lagoa, quatro pessoas, cinco dias
Lagoa da Conceição, 12 pessoas, segunda-feira
Campeche, seis pessoas, sábado e domingo
Tapera, seis pessoas, segunda-feira
Armação, seis pessoas, cinco dias.