Gestão de Resíduos (SMMA)

13/08/2018 - Comcap
Muda turno da coleta na Leonel Pereira, Vargem Grande e do Bom Jesus
Recolhimento era feito à tarde e passa a ser de manhã, mas dias são os mesmos

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Coleta de resíduos sólidos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, informa que a coleta convencional na Rua Leonel Pereira e transversais, na Cachoeira do Bom Jesus, e na Vargem Grande e Vargem do Bom Jesus passa a ser feita no período da manhã. Os dias serão mantidos, mas o recolhimento que era feito à tarde será antecipado.

 

A mudança pretende melhorar o desempenho do roteiro e o atendimento ao usuário. O caminhão entra em várias servidões e, no período da manhã, é menor o fluxo de trânsito.

 

A coleta seletiva de materiais recicláveis permanece nos mesmos dias e horários.

 

Rua Leonel Pereira e transversais, Cachoeira do Bom Jesus

Coleta convencional (rejeitos) às segundas, quartas e sextas, a partir das 7h

Coleta seletiva (recicláveis secos) terça, a partir das 13h

 

Vargem Grande e Vargem do Bom Jesus

Coleta convencional (rejeitos) às terças, quintas e sábados, a partir das 7h

Coleta seletiva (recicláveis secos) quarta, a partir das 13h

 

Os resíduos sólidos devem ser colocados na rua no dia e horário certos, conforme roteiros de coleta convencional ou seletiva. 

Em Florianópolis, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos orienta o usuário a separar os resíduos em três frações: recicláveis, compostáveis e rejeito. Até 2030, estabelece a meta de desviar do aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.

Os resíduos orgânicos devem ser recuperados no domicílio ou encaminhados para pátios de compostagem institucionais e comunitários.

 

CLIQUE AQUI  para ver os roteiros de coleta convencional

Residências unifamiliares devem usar lixeiras junto ao alinhamento do muro ou contentores de 120 litros.

 

Resídências multifamiliares (condomínios e quitinetes), comércio e serviços devem adquirir contentores plásticos de modelo americano com capacidade de 240 ou 360 litros. Os contentores devem ser apresentados para a coleta junto ao alinhamento do muro.

 

A Lei Municipal 113/2003 estabelece que os resíduos devem ser dispostos em contentores de polietileno de alta densidade, com tampa e duas rodas, que seguem a norma de fabricação ANSI (American National Standart Institute) número Z245.60-Tipo B (Sistema Americano), e que permitam a  coleta por caminhões dotados de elevadores hidráulicos.

 

A Comcap recomenda a compra de contentores de qualidade, que respeitem as normas ABNT e contenham proteção UV (ultravioleta) para evitar que ressequem com o sol e o calor e quebrem com facilidade. Embora não indique empresas, a Comcap alerta que tem encontrado nos roteiros equipamentos importados de qualidade inferior aos contentores produzidos pela indústria nacional.

 

CLIQUE AQUI  para ver os roteiros de coleta seletiva

Os resíduos recicláveis secos, plástico, papel, metal e vidro, devem ser colocados em sacos claros e transparentes. No caso de usar contentores, devem ser azul claro. Há uma rede de pontos de entrega voluntária e de Ecopontos para entrega de recicláveis secos.

 

Resíduos orgânicos devem ser encaminhados para a compostagem. Em último caso devem ser dispostos na coleta convencional da Comcap.