Gestão de Resíduos (SMMA)

18/02/2019 - Comcap
Capacitação interna: uso correto de produtos de limpeza
Phaenna ganhou destaque laboral por palestras

foto/divulgação: Arquivo pessoal

Palestra Phaenna sobre uso adequado de produtos de limpeza

Para Phaenna Proença, quando feito com amor, tudo fica bom. Ela é auxiliar operacional e foi escalada pela gerente da Divisão de Serviços Gerais, Serli de Morais, e pelo assessor da área de treinamento Luiz Paulo Bernardes para compartilhar informações com os colegas sobre o uso de produtos de limpeza e higiene. Fez tudo com tanto zelo e interesse que as pessoas se encantaram e ela ganhou o destaque laboral.

 

Phaenna capacitou 25 colegas no mês de dezembro. Agora, participa da comissão interna Comcap Lixo Zero e vai ajudar a Nara Bittencourt e demais colegas a implantar a coleta seletiva interna.

 

 

Mercado gigante

 

O Brasil, ensinou Phaenna, é o quarto maior mercado para produtos de limpeza no mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Japão. Movimenta R$ 7,8 bilhões por ano. Em paralelo, também cresceu a venda de produtos clandestinos.

 

 A Anvisa proíbe a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização de produtos clandestinos sob pena de multa a 15 anos de reclusão. A Comcap só trabalha com produtos registrados no Ministério da Saúde e recomenda que os empregados tomem o mesmo cuidado no uso doméstico.

 

Há perigos de usar produtos não certificados, pelo risco de irritações, alergias, queimaduras e intoxicações.

 

Riscos do mau uso

 

“Minha intenção foi alertar sobre os riscos para a saúde a quem manipula de forma inadequada os produtos e sobre a importância de usar bem para reduzir desperdício dos materiais de limpeza”, aponta Phaenna. Segundo ela, é necessário ler o rótulo dos produtos e só fazer diluições e misturas recomendadas.

 

“Trabalhamos na Comcap com um leque de produtos, como detergentes, cloros ácidos, cada um tem sua finalidade e forma de uso. Por isso, precisa seguir as instruções para o próprio benefício e por questões de economia”, afirma. Misturar água sanitária com produto para limpar pedra, por exemplo, é tóxico. Amaciante com água sanitária é ineficiente.

 

Ela insistiu sobre a importância de usar os equipamento de proteção individual (EPIs) fornecidos pela Comcap.

 

Destaque laboral

 

De acordo com Luiz Paulo, além de Phaenna apenas Gilberto Bromer e Marildo Peixe já ganharam a menção “destaque laboral” por sua colaboração criativa e inovadora.


arquivos para download

galeria de imagens