Gestão de Resíduos (SMMA)

19/11/2019 - Comcap
Verão 2019/2020 será desafiador pela tendência de alta na geração de resíduos
Na segunda pós-feriadão foram recolhidas 1.180 toneladas de resíduos em Florianópolis, maior quantidade por dia registrada este ano

foto/divulgação: Divulgação Comcap

Limpeza de orla no Norte da Ilha de Santa Catarina

A alta geração de resíduos no feriadão de Proclamação da República agravou as projeções de desafios para a Operação Verão 2019/2020. “Foi um feriadão de praias lotadas e a Comcap operou de forma ágil e sincronizada para retirar cerca de 120 toneladas de resíduos da orla”, aponta o presidente da Comcap, Márcio Alves. A coleta de resíduos domiciliares teve pico de produção naquela segunda-feira, quando foram coletadas 1.180 toneladas em Florianópolis.

 

Essa quantidade, em 18 de novembro, superou o pico de geração de resíduos no ano que havia sido em 2 de janeiro, com coleta de 1.089 toneladas num único dia. “Tradicionalmente, o pico de geração se dá logo após o Réveillon, este ano tivemos o dia de maior coleta em novembro. Isso amplia nosso desafio de orientar os veranistas e moradores para que a necessidade de reduzir a geração de lixo, separando melhor os materiais para reciclagem nos seus domicílios”, afirma Márcio Alves.

 

Coleta aumenta até 41% no verão

Nos meses de temporada, a coleta de resíduos chega a aumentar até 41%. Em janeiro de 2019, foram coletadas 23 mil toneladas, e em junho deste ano, 16,3 mil toneladas.

A coleta torna-se diária nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. Para isso, a Comcap vai contratar 150 pessoas de forma temporária.

Já está em andamento a seleção pública, para contratação temporária de até 90 garis de coleta, 45 garis de limpeza pública e 15 motoristas. 

 

Resíduos da orla vão para aterro

Os resíduos retirados da orla são dispostos em pontos estratégicos onde são instaladas grandes caixas estacionárias, de modo a deixar o menor tempo possível expostos aos veranistas. “Os investimentos da Prefeitura de Florianópolis, que somam mais de R$ 18 milhões desde 2017, prepararam a Comcap para o melhor verão em termos de limpeza das praias e, ao mesmo tempo, manutenção da cidade. É uma época em que o mato cresce muito rápido, pelo calor e umidade, mas temos certeza que vamos dar conta”, aposta o presidente da Autarquia Melhoramentos da Capital, Márcio Alves.

 

Veranista não deveria deixar lixo na orla

Como os resíduos recolhidos na orla são misturados, não podem ser encaminhados para a reciclagem, por isso a Comcap instrui o morador e visitante a tornar para sua casa as embalagens de produtos que consome na praia.

“Se o veranista vai para a faixa de areia com uma sacola com garrafas, latas, sacos e potes com comida e bebida, pode retornar para casa com as mesmas embalagens vazias e as encaminhar para a coleta seletiva. Depois de consumidos, os produtos estarão mais leves e também mais leve será a consciência de encaminhar de forma adequada os resíduos. Ninguém deveria deixar lixo na beira da praia”, aconselha Márcio Alves.