Gestão de Resíduos (SMMA)

12/01/2011 - Serviços
Direção orienta comparecimento no Norte e Leste
Mudanças na logística da coleta aumenta em 70% as condições de segurança no transporte dos garis

A direção da Comcap orienta os empregados lotados nas bases do Norte e Leste da Ilha a comparecerem aos seus locais de trabalho nesta quinta-feira. A deliberação tirada em assembleia do Sintrasem nesta quarta-feira, de que os garis se apresentassem na sede da companhia no Estreito, foi considerada um despropósito pela empresa. “Foi uma decisão intempestiva e unilateral, não cabe ao sindicato interferir nessa questão administrativa e de logística”, pondera o diretor- presidente, Wilson Cancian Lopes.

A Comcap, atendendo a uma exigência de segurança dos garis feita pelo Ministério Público do Trabalho e para ter ganhos de mobilidade na coleta de lixo, lotou 32 garis na base Norte, instalada em Canasvieiras, e 12 na base Leste, na Lagoa da Conceição.  Esse contingente representa pouco mais de 10% do total de empregados ainda que, com as alterações, a companhia tenha reduzido em 70% a exposição dos garis aos riscos do transporte no estribo dos caminhões coletores.

As alterações afetam apenas 14 empregados efetivos da companhia. Vinte e dois garis das bases Norte e Leste foram contratados temporariamente para o Verão, por um período de 89 dias, e os locais de acesso ao trabalho constam nos seus contratos de trabalho. Os demais, oito, foram chamados de concurso para efetivo e estão em período de experiência.

Com a mudança do acesso ao trabalho para perto do local de moradia, os garis têm economizado mais de duas horas por dia no deslocamento. A medida também permitiu a redução de horas extras e a otimização do uso dos equipamentos porque evita a retenção de caminhões e de pessoal em congestionamentos de trânsito.