Gestão de Resíduos (SMMA)

30/11/2009 - Meio Ambiente
Produtividade na limpeza pública aumenta em 25%
Com a descentralização das equipes e a adoção de sistema de trabalho noturno, Comcap amplia qualidade dos serviços.

foto/divulgação: Wilson Cancian Lopes

Roçagem mecânica e manual

Com o processo de descentralização das equipes de limpeza em Florianópolis, iniciado ano passado ainda sob o comando do atual secretário de Obras, José Nilton Alexandre, a Comcap garantiu aumento de produtividade de 25% nos roteiros do Departamento de Limpeza Pública.

Se antes os cravos só varriam e os praieiros só cuidavam da orla, hoje todos são auxiliares operacionais e compartilham as funções de varrição, capina, roçagem e pintura de meio-fios. No total deste ano, até outubro, os serviços da Comcap já cobriram 9,8 milhões de metros quadrados de roçagem, entre manual e mecânica, 3,2 milhões de metros lineares de capina, 489 mil metros lineares de pintura de meio-fio, 88 mil metros quadrados de limpeza hidrográfica, com 13 toneladas de materiais removidos. No serviço de desratização foram aplicadas 85 mil iscas.

De acordo com o presidente Ronaldo Freire, a otimização dos serviços de limpeza pública em 2009 tem se dado inclusive com a mudança de turnos de trabalho.

“Estamos, por exemplo, pintando os meio-fios da Avenida Beira-Mar à noite, para causar menos impacto no trânsito. O cidadão dorme e amanhece com a cidade bem mais bonita”, aponta.

Confira em INFO os gráficos da produção geral do Departamento de Limpeza Pública por serviço e por regional.


galeria de imagens