Gestão de Resíduos (SMMA)

11/03/2011 - Serviços
Coleta seletiva no Carnaval 2011 aumenta 31% em relação ao ano passado
Já a quantidade de lixo convencional caiu 10%, o que inclui resíduos recolhidos em residências e festas

foto/divulgação: Ivanildo Reis

Equipe faz a limpeza da Passarela Nego Quirido

Em seis dias de festa, entre 4 e 9 de março, a Companhia Melhoramentos da Capital – Comcap recolheu 106 toneladas de materiais recicláveis em Florianópolis, número 31% maior se comparado ao ano passado. Já a quantidade de lixo da coleta convencional caiu 10%, totalizando cerca de 2,5 mil toneladas, o que inclui resíduos recolhidos em residências e festas. Para o gerente de coleta de resíduos sólidos, Paulo Pinho, o motivo para a queda é o mês em que foi realizado o Carnaval – março – já com menor movimento que fevereiro, data da festa em 2010. Trabalharam na coleta 271 garis e 74 motoristas, entre efetivos e temporários.

 

Centro recebeu limpeza diária

Durante todos os dias de festa, algumas áreas do Centro da cidade receberam limpeza diária da Comcap, realizadas no período da manhã com equipamentos hidrojato. A quantidade de água para lavagem da Praça da Alfândega, Mercado Público, Praça XV, imediações da Catedral e Praça XV de Novembro chegou a 30 mil litros. Também foi utilizada essência de eucalipto para eliminar o odor de urina.

 

Nas festas do Centro foram recolhidas 32 toneladas de lixo, entre papéis, copos e garrafas plásticas e latinhas. O número é 30% maior que o de 2010. Para a limpeza pública das festas, a Comcap lotou cerca de 220 funcionários, que se dividiram em três turnos.


galeria de imagens