Gestão de Resíduos (SMMA)

27/10/2011 - Serviços
Assembleia confirma abertura da negociação entre Sintrasem e Comcap
Discussão entre os empregados da companhia foi breve para não comprometer roteiros de coleta e de limpeza pública nesta quinta-feira

foto/divulgação:

Assembleia breve permitiu retomada imediata dos serviços

Com duração de menos de duas horas, a assembleia convocada pelo Sintrasem convalidou na manhã de hoje a abertura da negociação da data-base 2011/12 com a direção da Comcap. Pela proposta do sindicato, são 90 cláusulas do acordo coletivo que devem ser rediscutidas.

De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, sindicato e empresa têm o mesmo interesse quanto à melhoria das condições de trabalho, de modo que não devem haver “brigas”. Apesar de que, segundo ele, “todo acordo coletivo tem suas tensões, porque o sindicato tem obrigação de pressionar por melhores condições financeiras e a diretoria, de buscar um acordo sustentável”.

“Todo esforço será feito para que não ocorram paralisações que prejudiquem a cidade”, garante.

Sintrasem garante que população será informada

A presidente do Sintasem, Rosângela Soldatelli, observou que todos os passos de negociação serão seguidos o que, segundo ela, inclui manter a população informada sobre a regularidade da prestação dos serviços.

O dirigente sindical e empregado da Comcap Márcio Bittencourt do Nascimento acrescentou que não se trata apenas da remuneração da categoria, mas de assegurar investimentos e contratação de pessoal e de estatizar o destino final de lixo com a implantação de uma usina de tratamento de lixo sob controle da Comcap.

O representante dos empregados no Conselho de Administração da Comcap, Charles Pires, saudou a nova diretoria do Sintrasem, desejando que seja bem sucedida.

Investimentos em equipamento e pessoal

De acordo com a direção da Comcap, até o ano o final deste Verão terão sido investidos R$ 5 milhões em dois anos na aquisição de novos equipamentos como caminhões coletores, roçadeiras e utilitários. Para a coleta convencional, serão mais oito novos caminhões compactadores, a contar dos dois que já estão no pátio da Comcap.

Para a limpeza das praias e coleta diária de lixo nos balneários durante os meses de alta temporada serão contratados até 179 operacionais de forma temporária.

Serviços normais nesta quinta-feira

Como a duração da assembleia fosse não passou de duas horas, os serviços de coleta de resíduos sólidos e de limpeza pública serão realizados normalmente hoje. Nesta época do ano, informa o Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, a média de produção numa quinta-feira é de 370 toneladas para a coleta convencional e de 37 toneladas para a coleta seletiva.