Gestão de Resíduos (SMMA)

18/12/2011 - Meio Ambiente
Empresa italiana oferece tecnologia para coleta de lixo
Contentores inteligentes têm capacidade de até cinco metros cúbicos e baixo impacto na paisagem urbana

Vídeo animado Nord Engineering SRL contentores inteligentes

O presidente da Comcap, Marius Bagnati, participou na quinta (15) de reunião na Fiesc com a italiana Nord Engineering SRL, da região do Piemonte, que vai oferecer, sem custos, um projeto para implantação de contentores inteligentes de resíduos no Centro de Florianópolis. O executivo Massimo Armando se reuniu com representantes da prefeitura, da CDL e de empresas que operam com resíduos sólidos na Grande Florianópolis e, inclusive, com o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig. 

Os equipamentos contêm depósitos aéreos  ou subterrâneos, que são vazados com braço mecânico. Com capacidade de até cinco metros cúbicos – um terço da capacidade de um caminhão coletor _, permitem o acondicionamento por mais tempo, sem prejudicar a paisagem urbana.

Cálculos iniciais de implantação

De acordo com o cálculo estimado pelos técnicos da Comcap um contentor de cinco metros cúbicos, no esquema alternado de coleta que atender a maior parte da cidade (três vezes por semana), seria suficiente para atender até nove prédios com cerca de 36 apartamentos cada, por exemplo. O novo sistema exige, contudo, a mudança de hábito do usuário, que teria de levar os resíduos até o ponto de deposição.

Aos condomínios, o sistema oferece vantagens como eliminar a exposição de contentores na rua, poupar tempo com a lavação dos contentores tradicionais e, principalmente de eliminar o barulho provocado pela compactação dos resíduos no caminhão convencional. “Em áreas verticalizadas, cada vez mais a coleta tem de ser feita à noite, para provocar menor impacto no trânsito, mas muitos moradores se incomodam com o barulho do caminhão. Esse sistema produz ruído mínimo e o contento é vazado em cerca de dois minutos (veja vídeo animado)”, explica o assessor técnico da presidência da Comcap, Wilson Cancian Lopes.


galeria de imagens