Gestão de Resíduos (SMMA)

03/01/2012 - Serviços
Produção de lixo na Capital é igual a do Réveillon passado
Descontada a coleta seletiva, que praticamente dobrou, a Comcap encaminhou ao aterro 2.079 toneladas de resíduos recolhidas entre sexta e segunda-feira

foto/divulgação:

O presidente da Comcap, Marius Bagnati, informa que a produção de lixo no Réveillon deste ano foi, coincidentemente, a mesma do ano passado. Entre a sexta e a segunda-feira (30 de dezembro a 2 de janeiro) foram encaminhadas ao aterro sanitário 2.079 toneladas de resíduos. Nesses dias, a Comcap recolheu 2.202 toneladas de resíduos sólidos Florianópolis, mas 123 toneladas correspondem à coleta seletiva e foram, por isso, destinadas a cooperativas de catadores e sucateiros para reciclagem.

Segundo ele, a produção nesta primeira semana do ano deve ficar até ligeiramente inferior aquela do ano passado, em razão da chuva e do fato de ter sido um feriado encurtado em relação a 2010. 

O importante, destaca Bagnati, é que a população residente e visitante tem separado quase o dobro de materiais recicláveis, diminuindo a quantidade a ser aterrada. Ano passado a produção da coleta seletiva no Réveillon foi de 69 toneladas e este ano saltou para 123 toneladas. “As pessoas colaboraram ao separar materiais como vidro, metal e papel, evitando que aumentasse a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário este ano”, afirma Bagnati. Cada tonelada desviada do aterro, indica, representa uma economia de R$ 108 para o município.

 

  • De 31 de dezembro de 2010 a 3 janeiro de 2011 (sexta a segunda-feira)

 

          2.148 toneladas de resíduos recolhidas menos 69 toneladas de coleta seletiva

          = 2.079 toneladas

 

  • De 30 dezembro de 2011 a 2 de janeiro de 2012 (sexta a segunda-feira)

 

          2.202 toneladas de resíduos recolhidas menos 123 toneladas de coleta seletiva

          = 2.079 toneladas

 

Coleta aos domingos

O pico de coleta convencional ocorreu na segunda-feira (2), quando foram recolhidas 1.020 toneladas. No domingo, a produção foi baixa, de apenas 108 toneladas. Desde o final de dezembro, observa o gerente da Divisão de Coleta Diurna, Carlos Berkenbrock, os principais balneários da Ilha de Santa Catarina contam com coleta diária, inclusive aos domingos e feriados.

Tanto no Natal quanto no Ano Novo foram feitos os roteiros de coleta na manhã de domingo, mas o usuário depositou pequena quantidade de resíduos, o que acaba sobrecarregando a coleta no dia seguinte. “O domingo é um dia favorável, tem menos trânsito e o caminhão consegue cumprir o horário, então solicitamos que o morador dos principais balneários aproveite esse benefício da coleta diária durante a Operação Verão e ofereça o lixo aos domingos”, sugere Berkenbrock.

Ele observa, contudo, que o recolhimento é feito pela manhã, a partir das 7h, para que não seja colocado lixo na rua depois da passagem do caminhão.