Gestão de Resíduos (SMMA)

17/02/2012 - Carnaval
Bloco da limpeza da Comcap faz alegoria à reciclagem na pista da Nego Quirido
Educadores Valdinei Marques e Maria Prá fazem evolução ao som do samba "Eu sou gari"

O bloco da limpeza da Comcap vai percorrer a pista da Passarela Nego Quirido este ano com uma alegoria à reciclagem e à educação ambiental. Serão levados 60 sacos transparentes de resíduos recicláveis e a maquete de uma casa instalada sobre um veículo utilitário. Conforme os sacos serão jogados para dentro da casa, o personagem Reiciclagem, do educador ambiental Valdinei Marques, fará a “magia da transformação” e devolverá os resíduos na forma de brinquedos e bonecos. A certa altura, também serão apresentadas esculturas feitas de materiais reaproveitados.

 

Os bonecos e brinquedos são produzidos por Valdinei Marques, coordenador do Museu do Lixo da Comcap. Ele e a educadora ambiental Maria Prá acompanharão, na segunda-feira, dia dos desfiles de blocos, a equipe da limpeza pública que, tradicionalmente, limpa a pista da Passarela Nego Quirido. “Carnaval é a festa da transformação, até o lixo pode deixar de ser lixo, e virar luxo, se for separado, reaproveitado e reciclado”, interpreta Marques.

 

A evolução foi articulada pelo gerente da Divisão da Coleta Noturna, Luiz Henrique Santos, o Lula, que também deve conseguir autorização para que, durante a limpeza da pista, seja veiculado o samba “Eu sou Gari”, composto pelo gari da Comcap Paulo André Bertoletti.

 

Assista ao programa Pelas ruas da minha cidade com Paulo Bertoletti e Cigano.