Gestão de Resíduos (SMMA)

04/05/2012 - Serviços
Muda dia e horário da coleta seletiva na Agronômica
Alteração tem objetivo de diferenciar o dia da coleta de materiais recicláveis daqueles em que é recolhido o lixo misturado

foto/divulgação:

Crédito foto: Alexandro Albornoz/Notícias do Dia

A Comcap informa que a partir da semana que vem a coleta seletiva na Agronômica e na parte alta da Avenida Mauro Ramos (trecho acima do Instituto Estadual de Educação até Hospital Infantil Joana de Gusmão) será feita às terças-feiras, a partir das 19h.

A gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Maria Cristina de Oliveira Monteiro, explica que essa coleta antes ocorria nas manhãs de quarta. A alteração será feita para diferenciar o dia de coleta de materiais recicláveis secos daqueles em que há coleta convencional (lixo misturado). A mudança de turno, da manhã para noite, acompanha a tendência de retardar a coleta de lixo em áreas movimentadas de forma a provocar menor impacto no trânsito.

Coleta Seletiva em Florianópolis

  • Em Florianópolis, a produção média por habitante é de um quilo de resíduo por dia. Ao longo de um ano, cada adulto produz em média cinco vezes o seu peso em lixo. Quanto mais separar para a reciclagem, menor o impacto ambiental.
  • Florianópolis mantém coleta seletiva de porta em porta desde 1994 e hoje alcança todos os bairros da cidade, atendendo diretamente 90% da população. No restante, em geral áreas de difícil acesso ao caminhão baú, há um roteiro de coleta a uma distância máxima de um quilômetro.
  • O plano de coleta seletiva está dividido em 40 roteiros, distribuídos em três turnos. De domingo à noite a sábado à tarde.
  • Na região central, triângulo compreendido entre as avenidas Gustavo Richard, Mauro Ramos e Beiramar Norte, a coleta seletiva é diária.
  • Em 30% dos bairros a coleta seletiva é executada duas vezes por semana (área continental e bairros próximos ao Centro).
  • Na maior parte dos bairros a coleta seletiva é feita uma vez por semana.