Gestão de Resíduos (SMMA)

08/01/2010 - Turismo
Operação Verão 2010: limpeza diária nos principais balneários da Capital
Comcap mobiliza contingente operacional de 1,1 mil pessoas para a coleta diária e limpeza de praias durante o Verão em Florianópolis

foto/divulgação: Wilson Cancian Lopes

Trabalho na orla de Canasvieiras

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Comcap, vai investir R$ 1,2 milhão até março para manter efetivo extra de trabalho na Operação Verão de Florianópolis.

A Comcap, concessionária dos serviços de limpeza pública na Capital, bateu recorde histórico de produção diária na segunda-feira, dia 4, com a coleta de 1.014 toneladas de resíduos. De acordo com o presidente da Comcap, Ronaldo Freire, além de dar conta da superprodução de lixo comum, o sistema de coleta tem conseguido destinar à reciclagem volumes significativos de resíduos.

 “A coleta seletiva tem recolhido neste final de ano volumes equivalentes a 7% do total de lixo misturado. É bastante coisa”, aponta. Em 2008, a coleta seletiva da Comcap recolhia volume correspondente a 1,42% dos resíduos produzidos em Florianópolis. Ano passado, desde que assumiu a coleta seletiva de papelão no Centro da cidade, a produção praticamente triplicou, atingindo percentual de 3,6% em relação ao lixo misturado.

Contingente extra

Para dar conta do aumento da produção de lixo e da limpeza da orla, neste Verão a Comcap trabalha com 70 garis, 10 motoristas e 160 auxiliares operacionais contratados temporariamente. De modo que, no total, a cidade é atendida com a força de trabalho de 300 garis e 710 auxiliares operacionais.

Desde o final de dezembro a coleta convencional de resíduos sólidos tem sido diária nos principais balneários. Também há coleta seletiva de materiais uma vez por semana em todos eles.

“O trabalho da Operação Verão, de coleta diária nos balneários e limpeza das praias, ainda que sazonal, já é uma rotina na Comcap, mas vencemos bem o desafio do início do ano, mantendo a cidade limpa no período do Réveillon”, analisa Freire.

 

Coleta diária de lixo nos balneários

Norte da Ilha: Daniela, Jurerê Internacional e Tradicional (exceto canto do Lamin), Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava, Ingleses (região central e balneária), SC-401 (do pedágio até Canasvieiras), SC 403.

Leste da Ilha: Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição (região comercial e Avenida das Rendeiras) e Joaquina.

Sul da Ilha: Pântano do Sul (orla), Armação (orla), Solidão, Morro das Pedras (orla), Campeche (ruas principais da orla), SC 406 (do Trevo do Erasmo ao Pântano).

 

Saiba mais

Florianópolis coleta de lixo

  • Média alta temporada (dezembro a março) – 466 toneladas/dia (14 mil toneladas/mês)
  • Média baixa temporada (abril a novembro) – 383 toneladas/dia (11,5 mil toneladas/mês)
  • Variação: +21 % no Verão

 

  • Pico de produção no dia 5 de janeiro de 2009 – 775 toneladas
  • Pico de produção no dia 21 de dezembro de 2009 – 816 toneladas

 

 

Canasvieiras

(exemplo balneário maior variação no Verão)

  • Média alta temporada (dezembro a março) – 23 toneladas/dia
  • Média baixa temporada (abril a novembro) – 16,5 toneladas/dia
  • Variação: + 40% no Verão

 

  • Pico de produção no dia 2 de janeiro de 2009 – 41 toneladas

 

 

Florianópolis limpeza pública

 

  • 4,6 mil toneladas de lixo recolhidas na orla (faixa de areia) durante o Verão passado somados todos os balneários
  • Média de 51 toneladas de lixo/dia retiradas das praias (faixa de areia)
  • Foram usados 150 mil sacos (100l) e 10 mil sacos (50 l). Trabalharam 157 operacionais (efetivos + temporários)