Gestão de Resíduos (SMMA)

10/02/2013 - Carnaval
Alta produção de resíduos nas festas públicas de Carnaval
Entre sábado e domingo, Comcap já recolheu metade da produção registrada durante todo o Carnaval do ano passado

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Tatiane faz trabalho na maior animação

Com mais de 100 pessoas, a Comcap deu manutenção às festas públicas de Carnaval no sábado. Do Centro, onde estiveram mais de 100 mil pessoas no evento de blocos de sujos, Sou + Eu e Circuito Skol, foram retiradas 14 toneladas de resíduos. Além de contentores para materiais recicláveis, foram colocados latões e caçambões e mantido o trabalho volante de auxiliares operacionais. Na manhã deste domingo, o entorno da Praça XV e Alfândega foi lavado.

Nos primeiros dias de Carnaval, desde o Enterro da Tristeza até a manhã deste domingo, a companhia já recolheu mais da metade das 39 toneladas produzidas em todo o período todo do ano passado, compara o presidente da Comcap, Ronaldo Freire. “A quantidade de resíduos tem sido muito grande, mas temos nos esforçado e conseguido atender a recomendação do prefeito Cesar Souza Junior no sentido de que, no dia seguinte, a cidade esteja pronta e limpa para nova festa. Graças ao mérito e animação das equipes de trabalho”, aponta Freire.

O gerente da Divisão Operacional Centro, Ivanildo "Chico" Reis, informa que as equipes de limpeza pública varreram, ensacaram e removeram 188 sacos de lixo de quinta para sexta, 330 sacos de sexta para sábado e mais de 600 do sábado para domingo. "São mais de 1,1 mil sacos de lixo que o pessoal teve de varrer e juntar nas ruas: é muita coisa", aponta. Cada saco tem capacidade para acondicionar 100 litros e pesa entre 15 e 20 quilos, o que dá uma média de 22 toneladas de resíduos.

Apesar do esforço, o trabalho tem sido feito com animação e boa vontade, como demonstram as auxiliares operacionais Valéria Ferreira Delfino e Tatiane Aparecida de Souza.

Em toda a cidade

A Comcap também tem mantido a limpeza das ruas nos bailes públicos do Continente e dos balneários.

Em toda a cidade, informa o gerente da Divisão de Destino Final da Comcap, Patrick Coelho, foram recolhidas entre a madrugada e a manhã deste domingo 124 toneladas de resíduos sólidos, incluindo a produção domiciliar. Os roteiros do Norte da Ilha somaram 50 toneladas, aqueles da Lagoa da Conceição, 25 toneladas.  

A coleta de resíduos domiciliares será feita normalmente durante o Carnaval, à exceção de terça-feira quando será feita a convencional, mas não haverá coleta seletiva.

Dicas de limpeza

 

  • Evite jogar lixo no chão.
  • Boa parte do material reciclável, especialmente latas de alumínio, é recolhida durante as festas pelos catadores informais. O folião pode colaborar amassando as latas, para diminuir o volume dos resíduos recicláveis, antes de entregá-las diretamente às pessoas que estão recolhendo ou depositá-las nos latões verdes da Comcap.
  • As papeleiras azuis da Comcap servem para o microlixo como bitucas de cigarro e papeis.
  • O lixo úmido de ambulantes, com restos de alimentos, deve ser embalado em sacos plásticos antes de ser depositado nos latões e caçambões da Comcap.
  • Nas praias, há sacos de lixo colocados em tripés ou em tubos de concreto.

 

 

Confira programação da coleta de lixo e da limpeza pública no Carnaval


Veja mais fotos e faça seus comentários na fanpage da Comcap no facebook 


galeria de imagens