18/02/2010 - SME - Educação
Escola Municipal terá um computador por aluno
Laptop irá auxiliar tarefas pedagógicas

Projeto Laptop XO nas Escolas Municipais de Florianópolis

Computador em sala de aula e com direito de ser levado para casa. A partir de março esta será realidade de alunos da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, Norte da Ilha de Santa Catarina.  A ideia será colocada em prática graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ministério da Educação e Fundação CERTI- Centros de Referência em Tecnologia Inovadora. Além de cada aluno do primeiro ano ao sexto ano, professores da unidade terão direito ao Laptop XO, equipamento que faz parte de um projeto educacional internacional com o objetivo de difundir o conhecimento e novas tecnologias às crianças. A entrega oficial de 416 computadores está marcada para o dia 18 de março. A CERTI, que junto ao Governo Federal viabilizou a doação dos equipamentos para capital catarinense, fará o acompanhamento da experiência no estabelecimento de ensino.

 

A diretora da Escola Aricomedes da Silva, Marizilda Alves de Araújo, assinala que a vinda dos equipamentos será um incentivo a mais para que os alunos aprendam os conteúdos das disciplinas. “Todos poderão acessar a internet como ferramenta de pesquisa, o que vai proporcionar aos alunos mais uma nova motivação para estudar”, acrescenta. A diretora acredita que com o laptop será possível diminuir o número de faltas dos alunos, que se sentirão empolgados em ir para a escola. No Rio de Janeiro, após a introdução de um computador por aluno, houve em 2008 um índice de evasão escolar de 0,6% e alta taxa de aprovação: 89,9%.

 

Por outro lado, Marizilda Alves de Araújo faz questão de lembrar que os computadores não serão usados em 100% do tempo. Ela frisa que é o professor quem decidirá quais as atividades que serão feitas com o auxílio do computador.

 

No final das aulas, cada aluno poderá levar o laptop para casa para complementação de atividades pedagógicas. Conforme o Diretor de Educação Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis, Roberto Régis, esta ação pode aproximar também as famílias da escola, assim como promover a inclusão digital. “Os estudantes poderão fazer intercâmbio com os colegas da escola e professores, mostrando fotos da família, do bairro ou da rua onde moram. Poderão ainda iniciar pais e irmãos no mundo da informática”, destaca.

 

O Laptop XO, em cor verde, tem 1 GB de memória e HD de 256 MB.  A tela é de 7 polegadas e acoplado ao equipamento há uma câmera de vídeo.  Entre outras vantagens, a criançada terá à disposição jogos educacionais e editor de texto.  O Laptop pode ser carregado facilmente como se fosse uma pasta ou bolsa.


galeria de imagens