23/02/2010 - SMI - Meio Ambiente
Obras do Parque do Maciço do Moro da Cruz iniciam em março
O projeto foi desenvolvido por técnicos da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental. O Parque será o primeiro no Município a ter um Plano de Manejo que preserva´rá o meio ambiente e trará benefícios para milhares de pessoas.

foto/divulgação: Sibele

Projeto inivador, primeiro a ter um plano de manejo no município.

 

Matéria publicada no dia 23/02/2010, pelo Jornal Notícias do Dia.

 

Por: Maiara Gonçalves, Jornalista JND.

 

Na próxima sexta-feira a Prefeitura da Capital fará a leitura das propostas das empresas interessadas na licitação para a construção da sede do Parque do maciço o Morro da Cruz, em Florianópolis. A obra faz parte do processo de urbanização do maciço do Morro da Cruz, com recursos do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. A previsão é que os trabalhos comecem até o fim de março, e o prazo de execução é de doze meses.

De acordo com o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental da Capital, Átila Rocha dos Santos, o projeto de revitalização do maciço contempla uma área de mais de dois milhões de metros quadrados, onde vivem 16 comunidades. “ Desse total, um milhão e quatrocentos mil metros quadrados serão preservados com o parque. O projeto urbaniza um terço da área ocupada pelas comunidades e preserva dois terços”, explica o secretário.

Para a arquiteta e urbanista da secretaria de Habitação, Cibele Assmann Lorenzi, que desenvolveu o projeto da sede do Parque Natural do Morro da Cruz, a obra é importante por que preservará uma área de vegetação passível de ser ocupada irregularmente. “Estamos criando um embrião que depois receberá melhorias de acordo com as necessidades”. Avalia Cibele.

Conforme a idealizadora do projeto, o principal objetivo é ocupar as áreas mais degradadas do terreno e preservar os trechos de vegetação em estado avançado de regeneração e , ainda, implantar equipamentos que atendam as demandas da comunidades por infraestrutura de esporte e lazer. Após a execução, a administração do Parque será da Floram ( Fundação Municipal do Meio Ambiente).

 

Estrutura com plano de manejo

 

Toda a infraestrutura da sede ficará a disposição tanto das comunidades que vivem no entorno do maciço como dos demais moradores e turistas. De acordo com Átila, ainda não foi definido se a visitação será gratuita. Haverá dois portais com estacionamentos: o sul, na comunidade Monte Serrat, próximo a escola Lúcia Livramento Mayvorne, e o norte, ma avenida do Antão. Principal acesso para o Morro da Cruz.

Segundo Cibele, o parque é o primeiro do Município a ter Plano de Manejo, que define o zoneamento e áreas que podem ou não ser ocupadas. No dia 13 de abril, o plano será apresentado à comunidade durante audiência na Assembléia Legislativa. Outra etapa do projeto é a implantação de um bondinho que sairá do fim da rua José Boiteux, transversal à avenida Mauro Ramos, com chegada ao lado do portal sul, no Monte Serrat. A licitação deve sair no primeiro trimestre de 2010.


galeria de imagens