24/02/2010 - SC - Internacional
Capital da inovação da América do Sul
Assim foi chamadaFlorianópolis naConferência Internacional de Design Urbano. Organizadoresdestacaram que aapresentação da comitiva catarinensefoi consistente esincronizada com as propostas do evento.

foto/divulgação: Divulgação

Dário (d) com os organizadores da conferência internacional de design urbano, em Seoul.

No segundo e último dia da Conferência Internacional sobre design urbano, em Seoul, Coréia do Sul, a comitiva catarinense participou da sessão Design e Negócios. O prefeito Dário Berger, os secretários municipais Carlos Roberto de Rolt; João José Cândido da Silva;  o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Válter José Galina; e o superintendente do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras, Carlos Schneider, apresentaram Florianópolis como a Capital da Inovação da América do Sul.

A comitiva catarinense também ressaltou as belezas naturais da Ilha de Santa Catarina, o desenvolvimento da economia local e do turismo. O foco da apresentação ficou no desafio de elaborar e submeter à apreciação da população um plano diretor que contemple o equilíbrio entre as necessidades das pessoas de viver e trabalhar sem comprometer a natureza.

Segundo Joyce Leal - Presidente da Organização Objeto Brasil e dos membros do corpo diplomático da embaixada do Brasil - a apresentação de Florianopolis foi consistente e totalmente sincronizada com as propostas do evento.

A reação dos presentes foi de surpresa em saber que a capital dos catarinenses possui um direcionamento moderno e compatível com a filosofia de design de cidades debatidas no evento e que, como todos os outras presentes, possui desafios a superar em diversas áreas.