28/02/2014 - SC - Social
Prefeitura assiste desabrigados por incêndio
Desabrigados serão cadastrados no programa de habitação de interesse social

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Prefeito conversa com moradores

O prefeito Cesar Souza Júnior esteve no início da tarde desta sexta-feira (28) na comunidade Santa Vitória, na região da Agronômica, onde um incêndio destruiu seis residências nesta manhã, deixando cerca de 30 pessoas desabrigadas.

Acompanhado do secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, o prefeito garantiu total assistência às famílias. Por determinação dele, os moradores foram cadastrados pelas assistentes sociais da Prefeitura, para os procedimentos iniciais de fornecimento do aluguel social àqueles que o necessitem.

O prefeito destacou que as famílias serão cadastradas no programa de habitação de interesse social do município. Ele destacou ainda que vai solicitar ao governo do Estado a cessão de uma área no topo do morro da comunidade para a construção das novas residências.

Ocupação irregular iniciada há cerca de 30 anos, a comunidade Santa Vitória é uma das mais carentes da Ilha. A visita do prefeito trouxe conforto e esperança ao senhor Luiz Carlos Muniz, de 53 anos, que há 28 mora na área. Pai de oito filhos e avô de 14 netos, Muniz foi um do que tiveram a casa completamente destruída. De todos os 30 desabrigados, 25 são da família dele.

Renata Aparecida Miguel Genings, 26, também perdeu sua residência de madeira. Ao lado do marido, Odines Zanzoni Santana, 31, ela lembrava, com lágrimas nos olhos, os momentos de tensão e medo no início da manhã, quando as primeiras labaredas acordaram os moradores.

“Foi tudo muito rápido, mas graças a Deus ninguém ficou machucado”, afirmou Renata.