29/07/2014 - SC - Comunicação
São João Paulo II dá seu nome ao Largo da Catedral
Alteração consta de lei municipal sancionada nesta terça-feira pelo prefeito

foto/divulgação: Mauro Vaz

Ato público de sanção de lei municipal

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, sancionou nesta terça-feira (29), em ato público, a lei municipal que altera a denominação do Largo da Catedral para Largo São João Paulo II. Este será o primeiro marco público da cidade em homenagem ao santo, que esteve na Capital quando Papa, no ano de 1991, durante a segunda de suas três visitas apostólicas ao Brasil.

“Demos o primeiro passo no resgate da passagem de São João Paulo II por Florianópolis, uma passagem muito marcante”, comentou o prefeito, que, na ocasião, determinou ao Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Dalmo Vieira, que tome as providências necessárias para que seja confeccionado um busto do santo. A intenção é que, além de placas indicativas com o novo nome, o Largo receba o busto ainda este ano.

A proposta de mudança do nome do Largo da Catedral para São João Paulo II partiu do Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura, Guilherme Pontes, oriundo do movimento de comunidades missionárias para jovens Emaús, ligado à Igreja Católica, em parceria com o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A ideia foi prestar a reverência no ano da canonização do Papa João Paulo II, ocorrida no dia 27 de abril, 22 anos após sua vinda a Florianópolis.

“Ele foi o responsável por um dos dias mais marcantes desta cidade. E na Igreja foi marcante porque veio beatificar aquela que se tornou a primeira santa do Brasil”, comentou Jönck. Pontes, por sua vez, destacou que o Largo da Catedral “é um dos espaços mais conhecidos da cidade”, tendo em vista o logradouro público localizado entre a Praça XV de Novembro e as ruas Arcipreste Paiva, Padre Miguelinho e dos Ilhéus, no Centro, que integram o Largo da Catedral. Na região, costumam ser realizadas feiras de artesanato, entre outros eventos.

Visita

O Papa João Paulo II veio a Florianópolis para celebrar, na manhã do dia 18 de outubro de 1991, no Aterro da Baía Sul, a missa campal de beatificação de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Chegou ao município na noite da véspera da missa pontificial, e permaneceu até o final da tarde do dia 18. Durante este tempo, fez três percursos de papamóvel pelas principais ruas, mas não chegou a circular pelo largo que receberá o seu nome.

De papamóvel, o Sumo Pontífice foi da Avenida Beira-mar Norte até a avenida Othon Gama D’eça, dobrando a rua Hermínio Tavares; do Colégio Catarinense até o Aterro da Baía Sul pela ruas Almirante Lamego e Arno Hoeschel e avenida Beira-mar Norte, e do Colégio Catarinense até o Ginásio do SESC, na Prainha, pela avenida Almirante Lamego, rua Arno Hoeschel, avenida Beira-mar Norte e rua Álvaro Silveira.

Além da missa, o Papa João Paulo II teve, em Florianópolis, um almoço na residência episcopal, um encontro ecumênico no Colégio Catarinense e outro, com religiosos, no Ginásio do SESC. Ficou hospedado no Colégio Catarinense, na residência dos jesuítas, e o simples quarto em que passou uma noite teve a decoração mantida e foi transformado em memorial, com registro fotográfico da histórica visita.