17/03/2010 - SMS - Saúde
Curso capacitará Agentes de Saúde da capital
Objetivo é melhor atender à população.

foto/divulgação:

O prefeito em exercício da capital, João Batista Nunes, abriu nesta terça-feira a etapa municipal do Curso de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. A idéia é dar a cada um dos mais de 500 profissionais desta área em Florianópolis uma melhor formação teórico-prática visando atender com maior eficiência à população. “O trabalho de cada um destes agentes é fundamental para que a saúde de Florianópolis tenha hoje destaque nacional”, afirmou o titular da pasta no município, João Cândido da Silva.

No total a capacitação terá 400 horas aula. Em 280 delas os alunos receberão instruções teóricas e nas outras 120 participarão de atividades práticas do dia-a-dia do Agente Comunitário. O evento é uma promoção da Secretaria da Saúde da capital em parceria com a Escola de Formação da Secretaria de Estado da Saúde. Além de Florianópolis outras cidades também serão contempladas, num total de mais de seis mil trabalhadores.

O prefeito em exercício lembrou que o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde vai muito além do que propõe a sua tarefa. “Eles acabam por se tornar verdadeiros amigos, um referencial para a maioria das pessoas”, destacou ele. Já está em fase final de elaboração um projeto do executivo municipal que torna lei o repasse mínimo de 20 por cento do orçamento municipal para a Saúde. “O prefeito Dário Berger está empenhado pessoalmente na aprovação por parte da Câmara de Vereadores”, informou o Secretário.