31/10/2014 - RESIDUOS - Meio Ambiente
Avanços e desafios da coleta seletiva da Capital
Comcap apoia na prática ações como o Revolução dos Baldinhos e Reóleo

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Ivan Francisco de Souza e Paulo Sergio Espíndola na coleta dos Baldinhos

Além de abrir a agenda do Museu do Lixo para visitantes extras que estejam participando da Semana Lixo Zero, a Comcap colabora na semana que vem com a palestra da engenheira sanitarista Karina da Silva de Souza sobre coleta seletiva, no 2º Seminário Sobre Gestão de Resíduos de Florianópolis, realizado pela Acif, Programa Reóleo e Tractebel Energia.

 

Na ocasião, a gerente da Divisão de Pesquisa e Projetos da Comcap vai apresentar a situação atual e as perspectivas da coleta seletiva de materiais recicláveis na Capital. Em Florianópolis, a produção de lixo ainda cresce mais do que o dobro da população. Enquanto a geração de resíduos tem aumentado em média 4,5% ao ano, a população aumenta 2,2%. Hoje, a média de produção por habitante/mês é de 35,83 quilos, mais de um quilo ao dia por pessoa.


Coleta seletiva: em um mês, o que antes recolhia num ano

Apesar de ter quintuplicado a coleta seletiva desde 2008, a Capital precisaria dobrar, de 12 mil toneladas para 24 mil toneladas/ano, o recolhimento de recicláveis secos. Hoje, a cada mês são recolhidas em torno de mil toneladas, quantidade que antes era coletada num ano inteiro. Ainda assim, essa quantidade representa 21% da fração seca e,  para atingir as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é preciso elevá-la para 43% em 2015. 

Em termos de recicláveis úmidos, é preciso sair praticamente do zero. “Para atingirmos as metas de desvio do aterro sanitário, há necessidade de investimentos em estudos e projetos, modernização do setor e mecanização da triagem dos materiais, que hoje é praticamente 100% manual”, aponta Karina.

Os programas de compostagem de orgânicos que existem na cidade, como a Revolução dos Baldinhos, que é apoiado pela Comcap, são praticamente pilotos e precisam ganhar escala para atender à PNRS, que estabelece o desvio de 30% dos resíduos orgânicos de aterro sanitário. Hoje, metade dos resíduos aterrados corresponde a essa fração úmida.

 

Investimento na duplicação de roteiros da seletiva

“O boom da coleta seletiva em Florianópolis se deu com grandes investimentos, a partir de 2008. De lá pra cá, a Comcap duplicou o número de roteiros e a quilometragem percorrida”, lembra Karina da Silva de Souza. Para o futuro, a engenheira aponta os principais projetos da companhia como a rede de pontos de entrega voluntária (PEVs), ampliação do programa de lixo pesado e a implantação de coleta monomaterial como será de a de vidro a partir de novembro.

 

Evolução da coleta de recicláveis

2008

2009

2010

2012

2013

166,72 t/mês

446,15 t/mês

612,17 t/mês

946,76 t/mês

979t/mês

3.911 km/mês

5.298 km/mês

6.479 km/mês

6.500 km/mês

6.628 km/mês

12 roteiros

1 vez / semana

20 roteiros

1 vez /semana

20 roteiros

1 vez /semana

20 roteiros

1 vez /semana

21 roteiros

1 vez/semana

10 roteiros

2 vezes / semana

10 roteiros

2 vezes / semana

10 roteiros

2 vezes / semana

10 roteiros

2 vezes / semana

10 roteiros

2 vezes / semana

---------

Março - 3 roteiros no Centro 2ª a 6ªf (TAC MPSC)

3 roteiros no Centro 2ª a 6ªf

3 roteiros no Centro 2ª a 6ªf

3 roteiros no Centro 2ª a 6ªf

1 turno - matutino

2 turnos – matutino, noturno;

+ vespertino com início em nov/2009

3 turnos – matutino, noturno; vespertino

3 turnos – matutino, noturno; vespertino

3 turnos – matutino, noturno; vespertino

Fonte DPTE


Metas da PNRS para 2015

Deverão ser reciclados: 

  •  30% dos resíduos orgânicos – em Florianópolis, ainda não há reciclagem de orgânico em grande escala
  • 43% dos recicláveis secos – em Florianópolis, recicla-se 21%, é preciso sair de praticamente 12 mil toneladas este ano para 24 mil toneladas.

 

Cada vez mais, cidadão entrega resíduo já separado

Hoje, a Comcap já opera três PEVs, no Itacorubi, Monte Cristo e, a partir de novembro, em Capoeiras. Mas a ideia é descentralizá-los também para o Norte e o Sul da Ilha.  “Essa política de valorização de resíduos busca dar destino ambientalmente adequado aos resíduos e atender às metas da Política Nacional”, aponta o gerente do Departamento Técnico da Comcap, Bruno Vieira Luiz.

A tendência na coleta seletiva, a partir da responsabilidade compartilhada entre poder público, capital privado e consumidor, destaca o engenheiro sanitarista, é cada vez mais receber o resíduo de forma já separada. Essa é a lógica dos PEVs, para onde o cidadão pode levar materiais volumosos e recicláveis úmidos e secos, também dos LEVs, os locais de entrega voluntária que começam a ser implantados na Capital para a coleta exclusiva de embalagens de vidro.


No Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) do Itacorubi, além do PEV, a Comcap maneja hoje pneus em logística reversa, conveniada com a Reciclanip, e as bombonas do REóleo, em convênio com a Acif, além de processar as podas resultantes da limpeza pública e entregues no PEV. Em breve, será reativado pátio de compostagem no CTReS.

 

II Seminário sobre Gestão de Resíduos de Florianópolis 

Realizadores: ACIF, Programa Reóleo e Tractebel Energia 

Apoiadores: Comcap, Floram, Sesc, ACIF Jovem, Atrapa Trupe Grupo Teatral

4 de novembro, terça-feira

9h45min - Situação atual e perspectivas da Coleta Seletiva de Florianópolis - Comcap

Palestrante: Karina da Silva de Souza

Confira aqui toda a programação do Seminário

 

Visitação extra ao Museu do Lixo

De acordo com a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap, Glória Clarice Martins, participantes da Semana Lixo Zero poderão fazer a visita monitorada ao circuito do lixo, sem agendamento prévio como é a praxe. A visitação extra pode ocorrer de segunda a sexta, 3 a 7 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

O Museu do Lixo fica no CTReS, Rodovia Admar Gonzaga, quilômetro zero, em frente ao Cemitério do Itacorubi.

 

No dia 5 de novembro, quarta-feira, à tarde, o grupo que participa do Encontro Campus Lixo Zero da UFSC visitará o espaço.

 

Durante o ano, o Museu do Lixo atende em torno de 6 mil visitantes. Para semana que vem por exemplo, estão agendadas as visitas das seguintes escolas: CEI São José, Colégio Maria Luiza, Colégio Marco Inicial – COC, EEB Rosinha Campos, EBM Antonio Paschoal Apóstolo,, C  M J   Barbosa Vieira, Colégio Maria Luíza de Mello, APAE - Santo Amaro e EBM Donícia Maria da Costa.

 

 

Saiba como é feita a coleta seletiva em Florianópolis, clicando aqui
Saiba o que pode ser levado ao PEV, clicando aqui


galeria de imagens