18/12/2014 - SMI - Habitação
Obras ampliam segurança na Travessa Araranguá
No Morro do Céu, muros de contenção e canal de drenagem melhoram segurança e garantem tranquilidade

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Em breve a casa modular será instalada no terreno plano

O secretário de Habitação Domingos Zancanaro fez na manhã desta quarta-feira (17) uma nova visita às obras de contenção e infraestrutura para a instalação de uma casa modular no Morro do Céu. Além dos muros, foi verificada também a evolução da construção de um canal de drenagem, obra que o secretário havia considerado muito importante para a segurança já durante a primeira visita ao local, no início de novembro.

Naquela época ficou acordado entre o secretário e o vice-presidente da Associação de Moradores, Orlando Silva, que o canal seria construído paralelamente às obras dos muros, para agilizar o processo. “O canal vai ajudar a estabilizar o terreno, e no caso de chuvas, vai dar vazão à grande quantidade de água que desce do alto do morro, garantindo a segurança de diversas moradias do entorno”, explicou o secretário, que estava acompanhado do diretor de Habitação da SMHSA, Paulo Bastos Abraham, do engenheiro Rogério Miranda e de Cláudia Barros, assistente social de referência da comunidade.

Os muros estão em estágio bastante adiantado, e fazendo a comparação das imagens é possível acompanhar as mudanças que aconteceram no local desde o início dos trabalhos. Os barrancos instáveis deram lugar a estruturas consistentes, e onde havia entulhos da moradia destruída por um deslizamento, uma área plana é preparada para receber a casa modular, o que deve acontecer em breve. Também o acesso ao local vai, dia a dia, ficando mais fácil. Assim, o final da Travessa Araranguá muda de aparência e, mais importante, transforma-se em um lugar seguro.

Embora ainda não esteja concluído, o canal de drenagem já trouxe alívio aos moradores do entorno, que estavam acostumados a ver a água transbordar a cada nova chuva. O canal de drenagem deve ser finalizado esta semana, antes das férias coletivas dos funcionários da empreiteira responsável pelas obras, o que acontece entre os dias 19 de dezembro e cinco de janeiro.

A situação desagradável constatada pelo secretário Zancanaro foi a existência, no local, de construções irregulares e em áreas de risco. “Infelizmente, algumas pessoas ainda não se convenceram dos problemas que provocam ao construir em áreas de risco e dos desastres que atitudes como essas podem ocasionar. E, pela geografia do local, muitas famílias podem ser prejudicadas pela ação de poucos. Já protocolamos os casos encontrados na SMDU e na Floram para que sejam tomadas as providências em relação a isso”, afirmou Zancanaro.

Reunião

Ao sair do Morro do Céu, o secretário participou de uma reunião no Conselho Comunitário da Região do Banco Redondo (Conseban) para tratar das ações que serão realizadas na região. Salvador da Silva, conselheiro da entidade, apresentou uma serie de reivindicações e pediu a Domingos Zancanaro o compromisso de realizar intervenções na comunidade.

“Temos uma programação a seguir e um orçamento a respeitar, mas vamos estudar todas as solicitações que recebermos, e o que for possível fazer, nós faremos”, disse o secretário.

Ficou decidido que já no início do ano serão realizadas melhorias na escadaria da rua Acari Margarida e programadas obras de contenção na rua José Boiteux.