30/01/2015 - SMPI - Comunicação
Arquiteto foi um dos artífices do novo Plano Diretor de Florianópolis

foto/divulgação: arquivo

Arquiteto Eduardo Castells

No dia 18 de janeiro completou um ano da morte do ex-diretor de Planejamento do IPUF, arquiteto Eduardo Jorge Felix Castells. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidad Nacional de La Plata (ARG) e no mesmo curso pela Universidade Federal de Santa Catarina, possuía ainda Mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas tambem pela UFSC, onde exercia a função de professor.

Castells foi autor do livro “Traços e palavras sobre o processo projetual em arquitetura”, sobre ‘métodos de projetação’ em arquitetura. A obra registra aspectos que considera significativos na prática projetual dos iniciantes e que são importantes para que o leitor entenda que não há um conhecimento único nem asséptico sobre metodologias: os posicionamentos ideológicos e conceituais dos teóricos que tratam do tema repercutem diretamente nas posturas por eles defendidas.

O arquiteto participou da elaboração do Plano Diretor de Florianópolis e de muitos concursos públicos de idéias e de anteprojeto, tais como:

Concurso de idéias para o Parque Metropolitano Dias Velho, no aterro da Baia Sul, Florianópolis (1997 – 2º lugar).

Concurso para o Novo Terminal Internacional de Passageiros de Florianópolis, Aeroporto Hercílio Luz (2004)

Concurso de Requalificação da Praça dos Três Poderes – Tancredo Neves, Florianópolis (2010 – 2º lugar).