18/03/2015 - SMO - Obras
Projetos de mobilidade são apresentados a ministro
Principal solicitação foi a de garantir recursos já requisitados

foto/divulgação: Petra Mafalda

Ministro das Cidades visita prefeito e secretários

O secretário de Obras, Rafael Hahne, juntamente com o prefeito Cesar Souza Junior, acompanhados do secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Domingos Zancanaro, receberam na tarde desta quarta-feira (18) o ministro Gilberto Kassab, do Ministério das Cidades. Foram apresentados ao ministro e sua comitiva os projetos que já estão sendo executados e que estão sendo propostos pelas duas Secretarias.


Entre os projetos apresentados pela Secretaria de Obras, estavam a implantação dos corredores exclusivos para ônibus, a implantação do anel viário central e a revitalização da rua deputado Antonio Edu Vieira, no Pantanal. A principal solicitação da secretaria de Obras foi a de se garantir os recursos já requisitados para a execução destes projetos relacionados a mobilidade urbana.


A cidade já iniciou a implantação do anel viário central, com um corredor exclusivo para ônibus. Neste primeiro momento, dois trechos da avenida Beira-mar Norte estão em obras: no primeiro, que vai da altura do Direto do Campo até a sede da Polícia Federal, já foram retiradas árvores e feitas escavações. A próxima etapa será a detonação das rochas localizadas na frente da Casa da Agronômica.


No segundo, do Titri até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Shopping Iguatemi, na Trindade, estão sendo executadas a drenagem a o alargamento da via, o que possibilitará a melhor fluidez do tráfego no local.


O anel viário terá 17 quilômetros de extensão e fará o contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, Prainha e retornando ao Centro.


Já no pacto para a mobilidade, a Secretaria aguarda a liberação do Ministério das Cidades para a contratação de recursos para a execução de várias obras, entre elas a implantação do corredor continental e alimentadoras, a via alimentadora corredor Norte, terminais corredor Sul e a qualificação de corredores de ônibus, visando à melhoria no transporte público.