09/04/2010 - SC - Governo
Proposta do Plano Diretor Participativo tem nova rodada de discussão
Assugestõespoderão ser apresentadas individualmente, ou por associações ou pessoas jurídicasduranteaudiências públicasnascomunidades. As propostasserão entregue na Câmara no dia 30 dejunho.

foto/divulgação:

Dário assina decreto que cria comissão especial para revisão da proposta para o PDP

O prefeito Dário Berger assinou hoje dois decretos municipais: um estabelece normas administrativas de proteção ao desenvolvimento sustentável da cidade e o outro constitui comissão especial para a apresentação e revisão do anteprojeto do Plano Diretor Participativo (PDP).

Dário explicou que a proposta para o Plano Diretor Participativo, que deveria ser entregue na Câmara Municipal, no dia 23 de março, foi o resultado de mais de 1.200 reuniões com as comunidades em dez regiões de Florianópolis. Como houve necessidade de alguns ajustes, o assunto retorna para mais uma rodada de discussão. “O PDP prima  pelo verde e pela preservação da natureza. O futuro da cidade está nas mãos e na consciência da sociedade. É ela quem vai decidir a cidade que quer para os próximos 20 ou 30 anos”, ressaltou o prefeito.

A partir de três de abril a proposta para o PDP vai ser rediscutida com lideranças comunitárias nas dez regiões de Florianópolis. De acordo com o decreto, as novas sugestões  poderão ser apresentadas individualmente, ou coletivamente; por associações ou pessoas jurídicas  de qualquer natureza; ou ainda por órgãos públicos, desde que formal e com os fundamentos que as sustentam.

A intenção do prefeito é encaminhar as propostas para a Câmara de Vereadores no  próximo dia 30 de junho. No legislativo, o anteprojeto do PDP é discutido com os vereadores para sua aprovação e depois retorna ao executivo para o prefeito sancionar, tornando-o Plano Diretor Participativo.

O segundo decreto assinado pelo prefeito, proteção ao desenvolvimento sustentável,  tem como objetivo a viabilidade com as condicionantes ambientais fornecidas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, Companhia Catarinense de Água e Saneamento, Centrais Elétricas de Santa Catarina e pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis para novas construções.