19/06/2015 - SMTTDE - Turismo
Secretaria de Turismo e FloripAmanhã participam de encontro da Unesco na Espanha
Rede criativa participa de curso nos dias 22 e 23 voltados a gastronomia

foto/divulgação: Divulgação

Florianópolis foi eleita Cidade Criativa da Unesco da Gastronomia em novembro

A secretária de Turismo, Zena Becker, e o consultor e diretor da Associação FloripAmanhã, Eduardo Barroso Neto, participam de um encontro com as Cidades Criativas da Gastronomia que compõem a Rede da Unesco, em San Sebastian, na Espanha.

 

Durante os dias 22 e 23 de junho o grupo participará de palestras e discussões em torno da temática gastronomia. No primeiro dia Florianópolis estará representada na mesa redonda “A criatividade e a inovação na gastronomia e sua promoção”. Já no dia 23 chefs de vários restaurantes debatem sobre “A gastronomia como geradora de valor e emprego”.

 

No último dia do encontro os representantes das oito cidades que pertencem ao núcleo de gastronomia da Unesco participam de um almoço preparado por alunos da Basque Culinary Center elaborado com produtos locais. A cidade de San Sebastian, que recebe esses membros, busca receber o título de 'Cidade Criativa da Gastronomia'.

 

O objetivo do encontro é trabalhar e refletir a gastronomia, desde a concepção como ciência que estuda a relação entre o homem, alimentação, meio ambiente e o entorno. Além de analisar as diferentes iniciativas e propor estratégias de futuro, em colaboração com o Departamento de Desenvolvimento Econômico e Competitividade do Governo Basco.

 

Desde novembro de 2014 a Capital catarinense é o único local do país a integrar o rol de Cidade Criativa da Unesco da Gastronomia.