25/06/2015 - SMTTDE - Eventos
Seminário busca valorizar gastronomia regional
Evento é uma iniciativa do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

foto/divulgação: FloripAmanhã

Seminário será dia 30, na UDESC.

O Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de Santa Catarina é uma iniciativa do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia com o objetivo de apresentar e debater os principais conceitos e valores relacionados com a gastronomia regional.

 

Será na próxima terça-feira (30/06), das 9h às 18h, no CEART/UDESC. Está confirmada a presença da representante da UNESCO, a francesa Denise Bax, e da representante do SEBRAE Nacional, Durcelice Mascene. A programação inclui “mesas redondas” com especialistas sobre Cozinha Tradicional e Açoriana; gastronomia contemporânea e Cultura e Gastronomia, além da apresentação do resultado final da pesquisa “Memória Sensitiva da Gastronomia de Santa Catarina”.

 

Também participarão do Seminário — com entrada franca e aberto ao público — doze renomados designers do Brasil e do exterior (Espanha, México, Argentina, Colômbia), que de 1º à 6 de julho irão desenvolver em conjunto com profissionais e estudantes locais um conjunto de utensílios para valorização da gastronomia regional através da Oficina Criativa Design + Artesanato + Gastronomia, no Ceart/Udesc. Apenas 20 vagas estão disponíveis para a Oficina, com solicitação de inscrição pelo email design.ceart@udesc.br.

 

“É uma ação que vai desencadear o processo de integração do design, artesanato e gastronomia, importante também pela participação das universidade, presença da UNESCO e contribuição dos artesãos que terão seu trabalho valorizado e devem ajudar a construir os utensílios”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.

 

Soma de saberes para ampliar valor da Gastronomia local

 

“A proposta é promover o entrelaçamento de três atividades da economia criativa. O design intervindo na gastronomia, gerando trabalho e estimulando a demanda de produtos e utensílios artesanais, que produzidos localmente internalizam renda na comunidade”, explica o diretor da Associação FloripAmanhã, o designer Eduardo Barroso Neto.

 

O seminário será também uma espécie de briefing para os participantes da Oficina. “Como cada alimento tem uma história, uma origem, e uma forma de preparo que pode mudar de uma região para outra, entender essas diferenças e, em suas singularidades, descobrir o repertorio emocional das pessoas, e deles extrair valor, é o desafio proposto”, complementa Barroso. “O que buscamos será unir os saberes tradicionais das cozinhas com aquele presente nas oficinas artesanais. O sabor de uma soma de saberes, que toca não somente o palato, mas a alma das pessoas. Cada prato com uma linguagem formal e simbólica, que o distinguiam e o coloquem em valor”, acrescenta o diretor da FloripAmanhã.

 

Resultados esperados

 

A partir do seminário e do trabalho desenvolvido em seis dias de oficina, o objetivo do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia é criar novas produtos relacionados com os principais pratos da culinária de Santa Catarina, tais como: travessas, vasilhames, utensílios e complementos de mesa, na forma de coleções, cuja produção seja preferencialmente local e sua adoção pelos restaurantes comprometidos com o Programa.

 

“Dotar os pratos de uma referência simbólica, relacionada com a história ou a cultura do lugar, ampliando a percepção de seu valor”, resume Barroso. “O que se espera são artefatos que proponham uma solução relacionada com sua cultura de origem, estimulando a preservação de hábitos e tradições, porém aberta ao novo, as experimentações que enriquecem e ampliam o repertorio cultural”, conclui.

 

Realização e Apoio

 

O Seminário e a Oficina são uma realização da Associação FloripAmanhã e CEART/UDESC, com apoio do Sebrae, Prefeitura de Florianópolis, Estácio-Assesc, Floripa Convention, ABRASEL-SC, Costão do Santinho, IFSC, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), FIESC, UNISUL, Floripa Xperience, Vinícola Abreu Garcia e Floripa Walking Tour.

 

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

 

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UDESC e UNISUL.

 

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

 

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

 

Em maio, Florianópolis foi eleita no Encontro anual da Rede Mundial de Cidades da Unesco, realizado em Kanasawa, no Japão, como a coordenadora da organização do coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece em novembro deste ano, em Paris.

 

Confira a programação completa das oficinas clicando aqui e do seminário aqui.

 

Texto extraído de: FloripAmanhã


galeria de imagens