30/07/2015 - FME - Esporte
Ciclismo da Capital leva medalha de prata
Projetor Ciclista Cidadão tem como objetivo ocupar o tempo livre dos adolescentes que estão vulneráveis

foto/divulgação: Fesporte

Matheus V. da Silva/Diones Chinellatto durante a competição de ciclismo BMX dos Joguinhos, em Itajaí

A equipe de ciclismo da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis encerrou sua participação nos Joguinhos Abertos de SC com o saldo de uma medalha de prata de Alexandre Albrecht (17 anos) na prova BMX. Já o atleta Matheus da Silva (17 anos) ficou em quinto lugar, na prova MMX.

Na classificação geral a equipe da capital ficou em quinto lugar.

Participaram dos Joguinhos atletas de uma nova geração e que, segundo o técnico Diones Chinellatto, no futuro vão dar trabalho. Chinellatto é coordenador do projeto "Ciclista Cidadão", que abre os caminhos do ciclismo a crianças e adolescentes.

Projeto

Proporcionar para crianças e jovens, com idades entre 6 e 17 anos, mais qualidade de vida, criando hábitos saudáveis e integração social através do esporte, estão entre as metas do projeto “Ciclista Cidadão” desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis. O objetivo é ocupar o tempo livre dos adolescentes que estão vulneráveis aos perigos eminentes das drogas e violência das ruas, dando oportunidade para que tenham formação como atletas.

O idealizador do projeto e coordenador geral, Diones Chinellatto, informou que durante as aulas os participantes aprendem a andar de bicicleta e recebem todas as orientações sobre o meio de transporte. “Quem entra no projeto recebe uma bicicleta e os acessórios de segurança, aprendem técnicas de manutenção e dicas de competições esportivas. Por ano, passam cerca de 70 alunos na nossa escolinha e tudo é oferecido de graça aos alunos.”

Iniciativa que mudou a vida de Matheus Valter da Silva, de 17 anos. A formação do atleta, participante dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina na modalidade ciclismo, teve início graças ao convite que recebeu para integrar o grupo. Matheus participa do projeto desde 2009. “Eu tinha muita dificuldades na escola, enfrentava problemas familiares e de relacionamento com os colegas, no momento em que comecei a fazer parte do projeto, minhas metas foram alcançadas. Hoje eu tenho orgulho de contar para meus colegas sobre a existência do Ciclista Cidadão, pois como mudou a minha vida, pode ajudar também a de muita gente”, declarou.

As aulas acontecem do Estádio da Ressacada e, a partir do mês de agosto, na Passarela do Samba, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9959-8525.