31/08/2015 - SMCTDES - Tecnologia
Plano para transformar Centro em Núcleo de inovação envolve várias Secretarias

foto/divulgação: imprensa SMCTDES

Reunião de trabalho para lançamento do Centro Sapiens

O projeto Centro Sapiens, que pretende transformar a região à leste da praça XV num centro de inovação e empreendedoPlano rismo, vai ser lançado oficialmente no próximo dia 14. O projeto envolve as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Obras, Turismo e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, além do IPUF. Do Governo do Estado de Santa Catarina, participam CODESC, CELESC, CASAN e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Os últimos detalhes do plano foram discutidos nesta segunda-feira (31) em reunião que envolveu o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), José Henrique Domingues Carneiro, o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Acácio Garibaldi, a secretária de Turismo, Zena Becker, e o diretor geral da Secretaria de Obras, Américo Pescador, além de entidades ligadas à inovação, à tecnologia, comércio e turismo.

Nesse encontro  foram definidos o cronograma de ações e elaborado um check list das principais etapas até o lançamento, que deve acontecer na sede do Museu da Escola Catarinense.

O projeto Centro Sapiens havia sido anunciado pelo prefeito Cesar Souza Junior no evento de apresentação do programa Florianópolis Enfrentando a Crise e a proposta é transformar a região do Centro Histórico num berço de empresas de tecnologia. O espaço vai abrangen oito ruas e todas serão revitalizadas e integradas a outro projeto, o Viva a Cidade.

Agumas medidas serão tomadas para o planejamento do espaço, com um conceito de urbanização adequada aos modernos projetos empresariais, com o foco na inovação e sustentabilidade. Em parceria com a Celesc, o cabeamento da área passará a ser subterrâneo; para motivar a instalação de novas empresas na região, aquelas que investem em tecnologia terão insenção de taxas.

O projeto também conta com várias parcerias durante o processo de criação e implantação: Fundação Certi, CDL, Sebrae, UDESC, Fecomércio, FloripAmanhã, ACATE, SANTACINE E FORTUR.

Uma nova reunião ficou agendada para o 8 de setembro, no Sebrae.