01/12/2015 - SME - Educação
Olimpíada de Matemática rende cinco de ouro
Alunos recebem certificado em Florianópolis e vão ao RJ para condecoração

foto/divulgação: EBM Osmar Cunha

Paticipantes da EBM Osmar Cunha

O número de medalhas de ouro das escolas municipais de Florianópolis na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas quintuplicou neste ano. Em 2014, a rede de ensino da Capital recebeu uma medalha – a primeira - e agora o número aumentou para cinco.

Marcelo Augusto Vieira Lopes, da Escola Batista Pereira (Alto Ribeirão), Ana Clara Bitencourt, da Escola Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras), Angella Dal Col de Almeida, da Escola Osmar Cunha (Canasvieiras), Luiza Godinho Vieira, da Escola Beatriz de Souza Brito (Pantanal) e Maicon Pavi Vieira, da Escola Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses), fizeram a prova e ganharam a condecoração mais alta.

Outros 98 alunos, ligados à Secretaria de Educação da Capital, foram premiados. Oito conquistaram medalhas de prata, 12 de bronze e 78 receberam menção honrosa.

O evento de certificação ocorrerá nesta quarta-feira (2), às 15 horas, no auditório do Instituto Estadual de Educação, localizado na avenida Mauro Ramos, 275, no Centro.

Os cinco alunos irão receber as medalhas de ouro no ano que vem, no Rio de Janeiro, na sede do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, entidade que organiza a olimpíada. As medalhas de prata e bronze serão entregues na Universidade Federal de Santa Catarina, também em 2016.

Para Jussara Brigo,coordenadora da Olimpíada na rede, o resultado obtido é reflexo do trabalho dos professores de matemática, do empenho dos alunos e do aumento de escolas que sediaram o Projeto de Preparação para a prova. “É importante dar oportunidade para o aprendizado. A OBMEP é uma ferramenta ótima para que haja esse estímulo e estamos trabalhando para que os resultados sejam cada vez melhores”, comentou Jussara, que parabeniza o desempenho dos participantes e dos educadores.

Preparação rumo a medalhas

Para a segunda fase da prova, os estudantes participaram de um curso preparatório. Em grupo, com o auxílio de professores, resolveram exercícios da OBMEP. Em 2014, a atividade foi promovida em duas unidades. Já em 2015, cinco unidades sediaram as aulas.

A OBMEP também distribuirá prêmios para os professores dos alunos que obtiveram os melhores desempenhos. Três destes educadores são da rede municipal. São eles: Emiliana Aparecida Corrêa, da Escola João Gonçalves Pinheiro, Adriana Jungbluth, da Escola Osmar Cunha, e Edinei Luiz Belettini, da Escola Herondina Medeiros Zeferino.

Dez anos de história

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada com o objetivo de estimular o estudo da disciplina. Neste ano, a Olímpiada encontra-se em sua décima primeira edição.

Somando conhecimento

A 6.500 alunos premiados na OBMEP 2015 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2016, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP).

Com encontros presenciais e fóruns on-line, o objetivo do programa é aprofundar o conhecimento matemático dos alunos através de resolução de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado. Também busca despertar nos estudantes o gosto pela disciplina e motivá-los na escolha por carreiras científicas e tecnológicas.