01/12/2015 - SC - Segurança
GMF terá dados de segurança em tempo real
O sistema será implantado nos próximos dias por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Prefeito testa o funcionamento do banco de dados no aplicativo para celular

A Guarda Municipal de Florianópolis vai passar a contar com um importante suporte na segurança da população, que estará disponível em mãos, direto de um smartphone: é o acesso à base de dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP),  que contém informações de ocorrências atendidas e a ficha de antecedentes do cidadão. Através desse sistema, é possível gerar relatórios e estatísticas com base em dados confiáveis e em tempo real para a tomada de decisões.

Esse acesso a informações deve-se a um termo de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão firmado nesta terça-feira (1º), em reunião na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O subcomandante da Guarda Municipal, Alex Silveira, destacou que o sistema trará facilidade na rotina operacional da corporação. “Ter esse tipo de informação em mãos, e em tempo real, é muito importante. Conseguiremos consultar o número e o tipo de crimes mais frequentes em cada área e, assim, otimizar o trabalho, remanejando e aumentando o número de guardas e viaturas nos locais que tenham mais necessidade”.

O prefeito Cesar Souza Junior comemorou a parceria, que trará ainda mais segurança para a cidade. “Quem vier para Florianópolis com o objetivo de cometer crimes, não terá mais chance. A Guarda Municipal estará a postos, evitando e intervindo em situações de risco, com a informação direto em mãos, evitando assim possíveis fraudes”, afirmou.

Cerca de 100 Guardas Municipais receberão nos próximos dias um login e senha próprios, para o controle do acesso, e poderão conectar-se ao sistema através do computador ou por um aplicativo de celular, também em modo offline.

Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Segurança do Estado, Cesar Augusto Grubba; o secretário e o diretor geral da Secretaria de Segurança e Gestão de Trânsito, Raffael de Bona e Aldo Martins; o secretário da Casa Civil, Júlio Marcelino; a diretora de Planejamento e Avaliação da SSP, Régia Panceri, e o delegado e diretor de Informação e Inteligência da SSP, Mauro Cândido.