06/05/2010 - SC - Transportes
Prefeito assina acordo mútuo para ampliação do Aeroporto Hercílio Luz
Oterminal passará de 9.540 para 35.817 metros quadrados de área construída e atenderá 2,7 milhões de passageiros por ano. A obra está orçada em R$ 436 milhões e deverá ser concluída em 2014.

foto/divulgação: Mauro Vaz

Dário assina acordo para ampliação do aeroporto e afirma que a conclusão da obra é vital para o crescimento econômico do turismo.

O prefeito Dário Berger assinou hoje à tarde o acordo de cooperação mútua entre o Governo do Estado, Prefeitura e a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) para ampliação do Aeroporto Hercílio Luz. Com as ampliações, o terminal passará de 9.540 para 35.817 metros quadrados de área construída e atenderá 2,7 milhões de passageiros por ano. A obra está orçada em R$ 436 milhões. Deste total, o Estado participará com R$ 107 milhões, a Infraero com R$ 316,4 milhões e o Município com R$ 13 milhões.

Assinaram também o documento o governador do Estado, Leonel Pavan, e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza. A cada uma das partes caberá uma série de responsabilidades e encargos. A desapropriação de áreas vizinhas ao terminal está avaliada em R$ 8 milhões, valor que será rateado entre o governo estadual e a prefeitura.

Até o momento, foram desapropriados terrenos avaliados em R$ 13 milhões, que serão transferidos do Município para o patrimônio do Estado. O projeto prevê a construção de terminal de passageiros, de pátio de estacionamento de aeronaves, de novas pistas de manobra taxiway e acessos ampliados, além de novas estruturas físicas de apoio à estrutura. A conclusão das obras está prevista para 2014.

Em seu discurso, o prefeito da Capital lembrou que a cidade vem sendo considerada como um dos melhores destinos turísticos nacionais e internacionais e ressaltou que a ampliação do aeroporto é vital para o crescimento econômico deste setor.