17/02/2016 - SC - Obras
Elevado do Rio Tavares: obras estão no cronograma
Mesmo diante de dificuldades na terraplenagem, trabalhos prosseguem

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Obra tem contrato de 18 meses para entrega

Quem passa pela obra de construção do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha, já deve percebido uma alteração no ritmo de trabalho. Para leigos, o cenário pode aparentar lentidão, mas, para os engenheiros, é só mais um desafio, visto com frequência em obras dessa envergadura: nos últimos dias, as equipes de trabalho que envolvem técnicos e fiscais da empresa contratada, da prefeitura e do Badesc, enfrentam dificuldades para realizar uma etapa conhecida na área da engenharia como cimbramento, ou seja, a fixação ou escoramento das bases de concreto armado.

E não é por menos. O solo, que ao longo dos anos sofreu diversas alterações e ainda possui nas proximidades um sambaqui (sítio arqueológico), não é um solo comum. Mas, segundo o secretário municipal de Obras, Rafael Hahne, engenheiro que acompanhou a construção de todos os elevados da cidade nos últimos 15 anos, nada que não possa ser resolvido.

“É um desafio comum a ser resolvido em uma obra de tamanha relevância. Passamos por problemas semelhantes nos demais elevados construídos na cidade e nenhum deles foi inviabilizado por isso. Apesar desta dificuldade, ainda podemos seguir o cronograma da obra”, explicou.

Obra tem 18 meses para entrega

As obras do elevado começaram em maio do ano passado e, pelo contrato, têm 18 meses para conclusão. A estrutura terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.

A estrutura terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto. Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metros de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. O investimento é de R$ 15 milhões para o elevado e R$ 17 milhões para desapropriação.

“Faremos de tudo para entregar no prazo e, de qualquer maneira, a população pode ficar tranquila: independentemente das dificuldades técnicas, comuns em obras como esta, o elevado do Rio Tavares será entregue. A engenharia é isso: detecta problemas e encontra as soluções”, afirmou Hahne.