19/02/2016 - SPMA - Pesca e Maricultura
Pesca e IPUF estudam projetos para ranchos
Técnicos vão à área de reconstrução para dar início aos estudos arquitetônicos

foto/divulgação: SMPMA

Reunião envolveu Secretaria de Pesca e IPUF

Representantes da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura (SMPMA) estiveram reunidos com técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) nesta quinta-feira (18) para tratar da reconstrução dos ranchos de pesca de Santo Antônio de Lisboa. Os pescadores perderam seus ranchos num incêndio em março de 2014 e desde então estavam aguardando autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para a reconstrução.

 

A SMPMA interveio junto à SPU no sentido de obter autorização federal para a reconstrução e o Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) foi entregue aos maricultores daquela comunidade pelo prefeito Cesar Souza Junior no último dia 11, autorizando assim a reconstrução.

 

A próxima etapa agora e iniciar as obras, seguindo os critérios estabelecidos pelo IPUF.  Na próxima semana, os técnicos do Instituto e da Secretaria vão ao local para analisar a área cedida pela União e, assim, dar início à elaboração do projeto arquitetônico.

 

O prefeito anunciou durante a cerimônia de entrega do TAUS a construção de um entreposto municipal de pescado naquela área para atender aos produtores que precisam vender seus produtos previamente inspecionados, conforme exige a legislação. A SMPMA e o IPUF estão formalizando uma parceria para viabilizar esse projeto que irá contemplar toda uma comunidade, que há anos anseia em tornar a atividade autossustentável e rentável, colocando definitivamente Santo Antônio de Lisboa na rota do turismo gastronômico de Florianópolis.