23/02/2016 - FLORAM - Meio Ambiente
Floram apresenta censo arbóreo das ruas do Centro
Aproximadamente quatro mil espécies foram catalogadas

foto/divulgação: Arquivo Floram

Garapuvu, a árvore símbolo de Florianópolis

A Floram apresenta nesta quarta-feira, às 14 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, o resultado do recenseamento iniciado em 2014 para apurar a quantidade e as condições das árvores plantadas nas ruas da região central de Florianópolis.  Fruto de uma compensação ambiental, o inventário arbóreo cadastrou aproximadamente quatro mil exemplares de diferentes espécies de árvores.

 

O censo traz informações do patrimônio arbóreo, tais como condição fitossanitária, idade e localização. Com ele, será possível também avaliar se as árvores estão em conflito com a rede de energia elétrica e/ou causando  danos estruturais nas calçadas, muros ou edificações.

 

O coordenador do projeto, engenheiro-agrônomo Jarbas Prudêncio Junior, destacou que, de posse deste inventário, será possível planejar ações preventivas, como podas, cortes e tratamentos fitossanitárias, e projetar a expansão da arborização para áreas com cobertura deficitária.

 

"Após esta primeira etapa, e com o auxilio de um tablet, teremos como manter atualizadas as informações de cada individuo arbóreo inventariado. Isto nos proporcionará celeridade no monitoramento da região central do município. A proposta é que em médio prazo possamos expandir o inventário para outros bairros do município", disse.