25/04/2017 - SMS - Saúde
Secretário de Saúde exerce atividade médica no Continente

foto/divulgação: Arquivo

Conhecido como Professor Paraná, o secretário cumpre carga horária na Policlínica

Todas as tardes de segunda-feira, o secretário de Saúde de Florianópolis e médico especializado em cirurgia, Carlos Alberto Justo da Silva, atua no centro cirúrgico da Policlínica do Continente. Desta forma, ele cumpre a portaria do prefeito Gean Loureiro, que determina aos profissionais da gestão administrativa com gratificação do Programa Saúde da Família, Especialidade Médica e Odontológica ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que exerçam parte da carga horária na assistência à população nas unidades de saúde de Florianópolis. A prática é inédita em cidades de grande porte no Brasil e comumente adotada em países como a Espanha e o Canadá.

 

“O principal benefício desta medida é a aproximação entre o que é planejado pelas chefias e a execução dos serviços nas unidades de saúde, fazendo com que as decisões se tornem ainda mais resolutivas”, afirma o secretário, que decidiu também dar o exemplo aos servidores.

 

A partir de maio, mais de 100 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas que atuam no administrativo da Secretaria de Saúde da Capital também seguem a medida. Mas, desde abril, alguns já atuam na ponta, como o secretário Carlos Alberto Justo da Silva. Todas as diretorias, gerências e chefias de departamento estão em fase final da avaliação dos profissionais e estudo de como será a atuação nas unidades. Dependendo dos casos, eles dedicarão de 8 a 20 horas semanais de seu tempo de trabalho direto com a população.