29/05/2017 - SMS - Saúde
Combate ao Fumo: Saúde oferece tratamento

foto/divulgação: SMS

Maioria dos centros de saúde tem grupos para combater tabagismo

O Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, é sempre uma boa oportunidade de lembrar que os centros de saúde de Florianópolis oferecem tratamento completo e intensivo a quem deseja parar de fumar. O objetivo do programa é reduzir o percentual de fumantes (e de doenças) através da implantação sistemática das políticas de controle do tabaco e do tabagismo.

Em Florianópolis, em 2006, quando foi implantado o Programa de Controle do Tabagismo municipal, a prevalência de tabagismo em adultos maiores de 18 anos era 18,7 %. Em 2015, o indicador reduziu para 10,3%, segundo dados do Ministério da Saúde. No ano passado foram atendidas nos grupos de tratamento de fumantes 1.335 pessoas.

As atividades realizadas nas unidades de saúde da rede municipal têm como objetivo oferecer ajuda a quem quer parar de fumar através de atividade coletiva de grupos de tratamento de fumantes com abordagem cognitivo-comportamental, associada ao tratamento farmacológico, quando necessário.

O tratamento do fumante é oferecido em 86% dos centros de saúde, um total de 42 unidades. O atendimento também é oferecido no CAPSad Continente e na Policlínica Sul. O município também repassa insumos do tratamento do tabagismo para os atendimentos realizados no Hospital Universitário – UFSC e Hospital de Custódia / Penitenciária Agronômica – Florianópolis.

Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para a campanha é “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. O estudo sobre impacto econômico do tabagismo no sistema brasileiro de saúde, demonstrou que em 2011 foram gastos R$ 23 bilhões com o tratamento de algumas das mais de 50 doenças tabaco-relacionadas. Enquanto que a arrecadação com impostos sobre cigarros (produto de tabaco mais consumido) recolhidos naquele ano foi da ordem de R$ 6 bilhões.

Tratamento

O tratamento consiste em uma entrevista individual, em que são avaliados o grau de motivação e o nível de dependência física (teste de Fagerstrom). A partir desta análise é indicado ou não o apoio medicamentoso para ajudar no processo e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência.

Depois da avaliação, o fumante é orientado a participar de quatro sessões estruturadas de abordagem cognitivo-comportamental em grupo. Nesses encontros, ele é estimulado e apoiado a marcar uma data para deixar de fumar. Depois desse primeiro mês de tratamento, inicia-se o grupo de manutenção da abstinência e prevenção da recaída.

A lista de centros de saúde que oferecem tratamento antitabagismo está no link http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude/index.php?cms=controle+tabagismo+++centros+de+tratamento