01/06/2017 - SME - Educação
Secretaria de Educação e TRT estreitam diálogo sobre trabalho seguro
Com profissionais da rede municipal de ensino, psicóloga Kátia Lerner falou sobre depressão, tema anual da OMS

foto/divulgação: SME

Professores, orientadores e supervisores educacionais da rede municipal de ensino de Florianópolis tiveram uma palestra sobre depressão. A discussão sobre o tema faz parte de uma campanha da Organização Mundial de Saúde- OMS. A palestra foi proferida pela psicóloga Kátia Lerner Macagnan, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC). O evento integrou a parceria entre a Secretaria de Educação da Capital e o TRT, por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS).

A saúde mental, muitas vezes, só poderá ser acompanhada com o apoio de um profissional, relata Kátia Lerner. Conforme a psicóloga, o cenário atual de constantes mudanças exige um incessante esforço de adaptação, o que pode contribuir para o desenvolvimento da depressão em determinados casos.

“Algumas pessoas encaram as cobranças como desafio, sentindo-se motivadas. Outras, no entanto, precisam de mais tempo para ressignficar as experiências”, explica.

Além de apoio profissional, social e familiar para enfrentar as situações de sofrimento, Kátia cita a procura por encontrar um sentido no trabalho realizado diariamente. “No caso dos professores, pode surgir na formação de cada criança”, observa.

Com dados de 2015, a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, de acordo com  Organização Mundial da Saúde (OMS). No país, 11,5 milhões sofrem com esse problema, ou seja, 5, 8% da população. Nas Américas, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 5,9% da população com a enfermidade.

A rede municipal de ensino de Florianópolis possui 5.900 profissionais de educação, entre efetivos e temporários. Abordar este tema, ressalta o secretário de Educação, se faz necessário diante da grande da atividade docente.

Maurício Fernandes Pereira coloca que  um percentual relevante dos professores da rede municipal ingressam com algum atestado médico no período de um mês, sendo metade por doenças de transtorno mental relacionados ao trabalho. “Com essa parceria com o TRT, estamos buscando atacar o problema na raiz”, acrescenta.

Desânimo, medo, indecisão, ansiedade, angústia e tristeza são alguns dos sintomas da depressão.