31/07/2017 - SME - Educação
Prefeitura e JCI fazem lançamento do Oratória nas Escolas 2017
Evento ocorrerá nesta terça-feira. Concurso poderá reunir mais de 800 estudantes

foto/divulgação: SME

Em torno de 850 estudantes de oitavos e nonos anos do ensino fundamental poderão participar do concurso que estimula a prática de falar em público

Com a presença do prefeito Gean Loureiro, do vice-prefeito João Batista Nunes e do secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, nesta terça-feira (1º/08), ocorrerá o lançamento do concurso “Oratória nas Escolas 2017”. O evento será realizado às 9 horas da manhã na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros, região continental.

 

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, sob o comando de Fernando Fernandes, e Secretaria Municipal de Educação são parceiros da Junior Chamber International (JCI) Florianópolis nesse projeto.

 

Em torno de 850 estudantes de oitavos e nonos anos do ensino fundamental poderão participar do concurso que estimula a prática de falar em público.

 

Além da Almirante Carvalhal, participarão do concurso as escolas  João Alfredo Rohr (Córrego Grande), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Osmar Cunha (Canasvieiras)  e Batista Pereira (Ribeirão da Ilha).

 

O programa “Oratória nas Escolas” tem como objetivo estimular o estudo e a reflexão de jovens, e a mobilização da sociedade sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação e segurança.

 

O tema da etapa municipal, que também foi abordado na final de 2016, é “O que é ter sucesso na vida?”.

 

Para o secretário de Educação, a iniciativa é de extrema importância para os estudantes. É uma forma pedagógica, segundo Maurício Fernandes Pereira, de aperfeiçoamento de interação entre as pessoas e de transmissão exata de uma mensagem. “Comunicar-se bem, e com conteúdo, deve fazer parte do dia a dia escolar”, acrescenta.

 

As etapas

 

Após o lançamento oficial, o projeto acontece em quatro etapas. A primeira será uma reunião com os diretores das escolas municipais, com o objetivo de discutir a importância da realização do concurso.

 

Depois, a JCI Florianópolis realizará dois workshops de oratória e comunicação por escola, sendo uma turma no período da manhã e outra no período da tarde. O workshop acontece com estímulos, debates e práticas de oratória.

 

A fase de classificação também é chamada de etapa local. A escola trabalhará o tema proposto com estes alunos e elegerá o seu melhor orador.

 

Os alunos finalistas do concurso interno de cada escola serão apadrinhados por membros da JCI de Florianópolis, recebendo um treinamento intensivo em oratória, visando a preparação para a fase final.

 

Nessa fase os vencedores da etapa classificatória competirão entre si e será decidido o vencedor do Concurso Municipal de Oratória nas Escolas.

 

Serviço

O quê: Lançamento do concurso Oratória nas Escolas 2017

Quando: Amanhã, terça-feira, 1º de agosto

Horário: 9 horas da manhã

Local: Escola Básica Municipal Almirante carvalhal

Endereço: Rua Bento Goiá, 113, Coqueiros


galeria de imagens