• Banner: Comercio de Ambulantes
  • Banner: Oficinas de Drenagem Urbana
  • Banner: Confira a Nova Nota Fiscal Eletrônica
  • Banner: Portal da Transparência
  • Banner: Plano Diretor
  • Banner: 2° VIA IPTU DIGITAL
  • Banner: Creche Inscrições
09/10/2017 - PORTAL - Comunicação
Somar Floripa une conexão e capacitação no voluntariado

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Somar Floripa

Nesta segunda-feira, 9, Florianópolis ganhou uma rede solidária que estimula o voluntariado por meio da inovação e conectividade. A Prefeitura do município lançou o programa Somar Floripa, que tem por objetivo fomentar a cultura do trabalho voluntário organizado e de iniciativas sociais de impacto, valorizar a ação cidadã e participativa na cidade, capacitar os prestadores de serviço social e ser facilitador entre os cidadãos e as Organizações da Sociedade Civil – OSCs para realizar trabalhos voluntários e receber doações, somando com a cidade. A iniciativa conta com diversas parcerias como Peixe Urbano, Sebrae-SC, Acate, CRC-SC, CRA-SC e Fecomercio-SC, cada qual auxiliando com as suas especialidades.


Idealizada e coordenada por Cintia de Queiroz Loureiro, voluntária da administração municipal e esposa do prefeito em exercício, a rede conta com quatro frentes: plataforma que cruza perfis de voluntários com ofertas de trabalho ou doação para diversas entidades, centro de apoio e atendimento para doações, capacitação para o trabalho solidário e incubadora social.


“O trabalho voluntário é um ato revolucionário de cidadania. É doar aquilo que temos de mais precioso, o nosso tempo. Hoje é um dia muito importante para nós.

Vamos somar nossas iniciativas, nossa vontade de um futuro melhor, de uma cidade melhor e juntos, nos tornemos heróis por meio do voluntariado. Sei que como eu, muitas pessoas gostariam de ser voluntárias para a melhoria da nossa cidade. Por isso, hoje lançamos hoje a rede solidária Somar Floripa”, explica Cintia.


O Somar Floripa vai selecionar e acompanhar de perto o trabalho de cada uma das Organizações da Sociedade Civil – OSCs que optarem em cadastrar-se na ferramenta, assegurando a credibilidade e garantindo aos voluntários que sua ajuda será direcionada da maneira correta. Toda a rede é exercida com capacitação. Tanto as entidades quanto os voluntários realizam cursos para participar do projeto. A plataforma é simples: a pessoa interessada faz o cadastro, diz onde mora, os horários de que dispõe e como pretende ajudar. A organização disponibiliza as vagas. Então, são conectados os perfis de interesse, com as oportunidades de voluntariado ou doação, formando uma verdadeira rede solidária.


O programa de Capacitação iniciará com uma turma de capacitação piloto de sete entidades. No intuito de reconhecer e incentivar a ação cidadã, a Prefeitura de Florianópolis passará a emitir um Certificado Oficial de Voluntariado para empresas ou pessoas físicas que participarem da Rede Somar Floripa.


Para dúvidas ou sugestões, o Centro de Apoio e Atendimento estará à disposição por meio das redes sociais, site, e-mail, WhatsApp e atendimento agendado. Os interessados em abrir uma organização, o programa oferece a incubadora social, orientando todos os passos para ter sucesso. Quer participar? Acesse www.somarfloripa.com ou pelo telefone 48 32516340 ou pelo WhatsApp: 48 98442-0550.




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.