30/11/2017 - PORTAL - Fazenda
Distribuição dos carnês de IPTU e de TCRS inicia em 8 de dezembro
Prazo é de até 20 de dezembro para que todos os contribuintes recebam em casa seus boletos

foto/divulgação: IPTU e TCRS 2018

IPTU e TCRS 2018

Os carnês do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) começam a ser distribuídos para a população de Florianópolis no próximo dia 8 de dezembro. O contrato da prefeitura com os Correios define para o dia 20/12 o prazo máximo para que todos os contribuintes da cidade recebam os boletos em casa. Para ter desconto de 20% do valor do IPTU o prazo de pagamento é até 5 de janeiro de 2018.  

 

Segundo o secretário da Fazenda, Constâncio Maciel, a expectativa da gestão é por um aumento da arrecadação. “Em 2016 foram enviados dois carnês, depois foi suspensa a cobrança e por fim ela realmente foi feita, isso causou muita insegurança nos contribuintes”, explica o secretário. Ainda de acordo com Maciel, a população já está ciente da cobrança em separado do IPTU e da TCRS e vai procurar fazer o pagamento para não entrar para a lista de inadimplentes do município. 

 

O IPTU é o principal imposto municipal e é com esse recurso que a prefeitura realiza o pagamento dos salários dos servidores e as obras públicas. Os contribuintes vão receber dois carnês em dezembro. Um referente ao IPTU, que pode ser pago com desconto se for pago em cota única. Outro da TCRS sem possibilidade legal de desconto.

 

Confira os prazos e os respectivos descontos:


Pagamento em cota única até 5 de janeiro de 2018 possui desconto de 20%.

 

Pagamento em cota única até 5 de fevereiro de 2018 possui desconto de 10%.

 

Pagamento em cota única até 5 de março de 2018 possui desconto de 5%.

 

Pagamento parcelado de janeiro a março de 2018 não tem desconto.

 

A Taxa de resíduos sólidos pode ser paga tanto em cota única como de forma parcelada.